Evento reuniu 35 gestores de 20 empresas em diálogo sobre futuro do trabalho com foco em aprendizado contínuo e inovação

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realizou, na última terça-feira (4), o Café com RH, um encontro que reuniu cerca de 35 profissionais de Recursos Humanos de aproximadamente 20 empresas da região — entre indústrias, comércio exterior, logística, construção civil e varejo — no Campus Professor Edison Villela (Itajaí).
“O papel da Univali é pensar junto com as empresas, entender quais são os desafios e criar caminhos conjuntos de formação e desenvolvimento. É uma construção coletiva que fortalece nosso compromisso com o capital intelectual e o aprendizado contínuo”, destaca Francine Lucatelli, gerente de Marketing e Comunicação da universidade.
O evento aproximou diferentes frentes da Univali — Hub Universidade & Empresa, Idiomas, Pós-Graduação, Cursos Livres, Bolsas e Carreiras — em um espaço de diálogo e colaboração. O objetivo foi compreender as necessidades do mercado e identificar de que forma a universidade pode apoiar as organizações na formação de profissionais preparados para os desafios contemporâneos a partir da construção de cursos e programas alinhados às demandas reais do setor produtivo.
Durante a programação, o professor Gustavo Behling, coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL), destacou a importância da pesquisa aplicada como ferramenta de resolução de problemas reais nas empresas.
“O mestrado profissional desenvolve um raciocínio analítico que permite ao aluno usar a ciência para resolver desafios corporativos. É uma formação voltada às necessidades do mercado, que prepara líderes capazes de transformar conhecimento em resultado”, explicou o professor.
O Hub Universidade & Empresa, apresentado pelo diretor de Inovação e Empreendedorismo da Univali, professor Fábio Zabot Holthausen, materializa a proposta destacada no encontro, ao manter portas abertas para desenvolver tecnologias, formar profissionais e construir soluções de forma contínua e estratégica.
“A Univali coloca à disposição das organizações seu corpo docente altamente qualificado e uma estrutura que ultrapassa 25 mil estudantes, 100 cursos de graduação e 80 de pós-graduação. Nosso compromisso é gerar impacto social e econômico por meio da inovação”, afirmou Holthausen.
A programação contou também com a participação da professora Ediene do Amaral Ferreira, coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, que reforçou a importância do diálogo com o mercado para o desenho de programas alinhados às novas demandas.
“Queremos escutar o que o mercado precisa. A pós-graduação é o espaço do lifelong learning, de atualização constante e desenvolvimento de habilidades humanas e técnicas. Nossa missão é formar profissionais prontos para o agora e para o que vem depois”, observou a professora.
A professora Emiliana Campos Souza, coordenadora dos Cursos Livres da Univali, apresentou as oportunidades de formação prática e de curta duração voltadas a empresas e profissionais que buscam aprimorar competências específicas.
“Os cursos livres são um campo fértil para a inovação. Eles permitem vivências imersivas, aplicáveis no dia a dia das organizações, e podem ser construídos em parceria com as empresas, a partir de suas necessidades reais”, destacou Emiliana.
O encontro teve alto nível de interação, com trocas espontâneas e contribuições do público, que participou de dinâmicas, debates e painéis voltados à criação de projetos conjuntos. O formato será replicado em novas edições ao longo de 2026, ampliando o diálogo com gestores e profissionais de diferentes setores econômicos.
“Tem sido uma experiência muito rica de troca. Já participei de momentos acadêmicos na Univali e acredito muito nesse vínculo. Ele é essencial tanto para as empresas, que encontram futuros talentos, quanto para nós, que atuamos com treinamento. Estar próxima uma instituição que tem excelência em educação amplia nossas possibilidades de parceria, fortalece a formação contínua do nosso time e contribui diretamente para o alcance dos resultados da empresa”, destaca Djenane das Neves, da FG Empreendimentos.
O Café com RH consolida o compromisso da Univali em integrar conhecimento acadêmico e demandas do mercado. A iniciativa propõe um novo formato de diálogo com o setor produtivo, voltado a compreender necessidades reais e cocriar soluções educacionais e profissionais. “O Café com RH reforça o papel da Univali como um ecossistema de conhecimento, inovação e conexões humanas”, destaca Francine.

Tags

  • universidade