9º Brasil Sul Milk Fair reúne empresas e inovações que impulsionam a cadeia do leite

logo RCN

Ultimas :

15/10/2025 12:40
Agronegócio

9º Brasil Sul Milk Fair reúne empresas e inovações que impulsionam a cadeia do leite

Por Rita Lombardi

 Publicado 15/10/2025 12:38  – Atualizado 15/10/2025 12:40

 A feira é realizada em Chapecó paralelamente ao 14º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL)
  • A feira é realizada em Chapecó paralelamente ao 14º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL) (Fotos: UQ Eventos))

Realizada paralelamente ao 14º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL), a feira reúne, até o dia 16 de outubro, empresas, produtores e especialistas em um ambiente onde ciência e prática caminham lado a lado para fortalecer a cadeia do leite

Entre conexões, inovações e negócios que impulsionam o futuro da pecuária leiteira, a 9ª Brasil Sul Milk Fair proporciona para Chapecó (SC) tecnologia e conhecimento aplicado para o campo. Realizada paralelamente ao 14º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL), a feira reúne, até o dia 16 de outubro, empresas, produtores e especialistas em um ambiente onde ciência e prática caminham lado a lado para fortalecer a cadeia do leite.

Promovida pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) e pela Epagri, a Milk Fair fortalece o SBSBL como um espaço estratégico para o lançamento de produtos, troca de experiências e geração de negócios, com expositores das áreas de nutrição animal, genética, manejo, biossegurança e automação.

EMPRESAS APOSTAM EM TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Entre os expositores, a DSM Tortuga marcou presença com uma estrutura que reflete a importância crescente do evento no cenário nacional. O gerente técnico de gado de leite na América Latina, Marcelo Grossi, ressaltou a longa parceria da empresa com o Nucleovet e o investimento em novas soluções.

“Nossa relação com o Nucleovet é antiga. Já participamos há mais de 20 anos nas edições de suínos e aves, e há seis anos estamos também na bovinocultura. Este é o primeiro ano em que viemos com investimento direto da matriz latino-americana, justamente pela relevância que o evento ganhou. A Milk Fair se tornou um espaço estratégico não apenas para o Sul, mas para o Brasil inteiro”, destacou.
Grossi também apresentou as novidades da DSM Tortuga para o setor leiteiro.

“Estamos lançando novas linhas de produtos e softwares de gestão, como o Farmtel Milk, que já integra mais de 5 mil fazendas em sistemas de dados. Na área de nutrição, apresentamos o Bovgold Digest, o Bovigold Guard e o Victus Thermo, produtos voltados à eficiência produtiva e ao bem-estar animal. É uma oportunidade de trocar experiências e ouvir de perto o que o produtor e o técnico estão vivenciando no campo”, complementou.

A feira é promovida pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) e pela Epagri
  • A feira é promovida pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) e pela Epagri (Fotos: UQ Eventos)

NOVOS NEGÓCIOS E PÚBLICO QUALIFICADO
O vendedor Kayke Colasso Pessoa, da Laza, participa pela primeira vez do evento de leite, ele destacou a qualidade do público e o interesse por inovações. “Já estivemos no Simpósio de Avicultura, mas essa é nossa estreia na bovinocultura. O público é muito qualificado e vem em busca de novas soluções, novos parceiros, querendo ir além do que já conhecem. Trouxemos nossa linha de saneantes e os produtos energéticos da SN, voltados à nutrição animal, que têm despertado grande interesse dos visitantes”, afirmou.

O gerente de operações técnicas da Avioeste, Edson Marangoni, também celebrou a expansão da empresa para o segmento leiteiro. “Participamos há anos nas áreas de aves e suínos e, agora, consolidamos nossa atuação na bovinocultura. Trouxemos soluções de climatização e ambiência que já são sucesso em outras cadeias e chegam com força para melhorar o conforto térmico e a produtividade dos rebanhos”, explicou.
Representando o setor de automação de ordenha, Carlos Henrique Fritzen, da Ordemilk de Treze Tílias, destacou a importância da feira para fortalecer parcerias.

“É nossa primeira participação no Simpósio de Bovinocultura de Leite e estamos muito satisfeitos com o movimento. Trouxemos o coletor The Ordain Flo-Star Max BouMatic, tecnologia que garante uma ordenha mais rápida, completa e suave, com foco na qualidade do leite e na sanidade das vacas”, ressaltou.

PROGRAMAÇÃO GERAL
• 14º SIMPÓSIO BRASIL SUL DE BOVINOCULTURA DE LEITE
• 9º BRASIL SUL MILK FAIR
• 2º SIMPÓSIO CATARINENSE DE PECUÁRIA DE LEITE À BASE DE PASTO

DIA 15/10 – QUARTA-FEIRA
PAINEL REBANHO SAUDÁVEL E PRODUTIVO
10h40 – Da mistura à boca da vaca: qualidade da TMR sem desperdício
Palestrante: Dr. João Ricardo Pereira
11h40 – Mesa-redonda
12h10 – Almoço
PAINEL EFICIÊNCIA NO CAMPO
14h00 – Como ser eficiente na atividade leiteira?
Palestrante: Dr. Wagner Beskow
15h00 – Mercado de Lácteos
Palestrante: Dr. Glauco Carvalho
16h10 – Milk Break
16h40 – Maximizando o aproveitamento da proteína: da dieta à produção
Palestrante: Dra. Marina Danés
18h00 – Happy Hour na Milk Fair

DIA 16/10 – QUINTA-FEIRA
PAINEL ADITIVOS
8h00 – Além do efeito ruminal: o papel dos tamponantes e alcalinizantes
Palestrante: Dr. Marcos Neves
9h00 – Ionóforos e sua contribuição na dieta de vacas em lactação
Palestrante: Euler Rabelo
10h10 – Milk Break
10h40 – Uso de eubióticos na pecuária leiteira: performance e saúde animal
Palestrante: Jill Davidson
11h40 – Mesa-redonda

12h10 – Encerramento e sorteio de brindes

  • A feira é promovida pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) e pela Epagri (UQ Eventos)

Tags

  • Bem-estar animal
  • Bovinocultura de Leite
  • Brasil Sul Milk Fair
  • chapecó
  • CNI
  • Eficiência Produtiva
  • epagri

Deixe seu comentário

Mais lidas