

-
Evento reuniu mais de 100 pessoas entre diretoria, colaboradores e associados dos 17 Sindicatos do Sul. (Fotos: Foto: Divulgação)
O encontro reuniu mais de 100 pessoas, entre diretoria, colaboradores e associados das 17 entidades sindicais da região
As demandas estratégicas e as oportunidades do agronegócio do Sul catarinense foram destaques na reunião regional e Assembleia Geral Ordinária com os Sindicatos Rurais, realizada nesta segunda-feira (06), em Criciúma. O encontro, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), reuniu mais de 100 pessoas, entre diretoria, colaboradores e associados das 17 entidades sindicais da região.
As atividades foram conduzidas pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo e contaram com a participação do vice-presidente regional da Faesc, Edemar Della Giustina e do presidente do Sindicato Rural de Nova Veneza (anfitrião do evento), Adilcio Pedro Pazetto. Também estiveram presentes o vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo; o vice-presidente de secretaria, Enori Barbieri; o vice-presidente de finanças, Antônio Marcos Pagani de Souza, o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi e a supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa.
Pedrozo iniciou sua explanação destacando a satisfação em ver a casa cheia e tão bem representada com todos os presidentes dos Sindicatos da região Sul. Apresentou a pauta do evento, ressaltou a importância da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e enfatizou que é fundamental potencializar os treinamentos de Formação Profissional Rural (FPR) e de Promoção Social (PS) – iniciativas que têm contribuído significativamente para o desenvolvimento dos negócios do campo.
Outro tema relevante foi o Programa Saúde no Campo, que será ampliado para todo o Estado a partir de 2026. Implementada neste ano no Meio Oeste, a iniciativa busca oferecer atenção integral à saúde dos produtores atendidos pela ATeG. “Tivemos êxito com essa iniciativa, o que comprovou a viabilidade da proposta em todo o Estado, unindo cuidado, prevenção e informação em benefício das famílias rurais. Antes de chegar a Santa Catarina, o projeto já havia obtido sucesso na Bahia, Tocantins e Mato Grosso”, frisou Pedrozo.
Também estiveram em pauta a parceria com a Cidasc e o fomento ao número de associados. Os presidentes dos Sindicatos da região apresentaram os avanços, as oportunidades de melhoria e os encaminhamentos a serem tomados para fortalecer a atuação das entidades. Foram feitas observações sobre a cadeia produtiva do arroz, banana e leite, além de questões relacionadas às crises, preços e intempéries climáticas.
De acordo com o presidente Pedrozo, o evento atingiu plenamente seu objetivo de aproximar a Federação das lideranças locais, ouvir reivindicações, avaliar as ações realizadas ao longo do ano, acompanhar a realidade do setor em suas bases e transmitir informações atualizadas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Senar Nacional. “Mais uma vez, reforçamos nosso compromisso de seguir trabalhando para fortalecer o setor produtivo, estimular a inovação, ampliar oportunidades e construir um ambiente cada vez mais sustentável e competitivo”, concluiu Pedrozo.
Estão previstas ainda mais duas reuniões regionais, contemplando o Meio Oeste e a Serra catarinense.
Deixe seu comentário