De 6 a 8 de outubro, evento exclusivo para gestores públicos debaterá o papel estratégico da educação como ferramenta para o desenvolvimento territorial sustentável

 O Sebrae/SC promove no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis,  o Seminário Estadual de Educação Empreendedora 2025, destinado a prefeitos, vice-prefeitos e gestores municipais para discutir como a educação empreendedora se configura como pilar fundamental para o desenvolvimento econômico e social dos municípios catarinenses.

O seminário  tem início nesta segunda-feira (6)  às 18 horas se estende até às 12 horas de quarta-feira (8), prevendo reunir 326 representantes de municípios, incluindo 63 prefeitos e 9 vice-prefeitos. A iniciativa é parte do programa Cidade Empreendedora e visa fortalecer a educação como instrumento para o desenvolvimento territorial sustentável. 

Expectativas

O objetivo do evento é mostrar, na prática, como uma educação de qualidade, alinhada às demandas do século XXI e orientada para o empreendedorismo, pode fortalecer políticas educacionais e gerar impactos concretos para a sociedade.
"Acreditamos que a transformação dos nossos municípios passa, fundamentalmente, pela sala de aula. Este seminário é um momento estratégico de imersão para os gestores públicos. Ao investir na formação de crianças e jovens com mentalidade empreendedora, estamos preparando cidadãos mais protagonistas e construindo cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis", afirma Fábio Búrigo Zanuzzi, diretor técnico do Sebrae/SC.

Programação

A programação do seminário foi pensada para inspirar, qualificar e instrumentalizar os gestores públicos, com a participação de grandes nomes e instituições de referência. Destaque para a palestra magna com Zeina Latif, economista e ex-secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, e a palestra sobre Inteligência Artificial na Educação com Martha Gabriel, ícone em inovação.

Participações

 O evento também contará com painéis que apresentarão casos de sucesso de municípios como Ascurra, Mafra e Maravilha. Haverá debates sobre compras públicas de inovação com a participação da ACATE e da UFSC, e a presença de instituições como o Ministério da Educação (MEC), Ministério da Cultura (MinC), Instituto Ayrton Senna, Conselho Estadual de Educação, UNDIME, Junior Achievement e FGV, além da participação de startups de educação.

Sobre o Programa Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa Sebrae/SC que busca melhorar o ambiente de negócios nos municípios. A Educação Empreendedora é um dos pilares de ação da iniciativa, junto com Liderança, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Inovação, Sustentabilidade e Compras Públicas. Atualmente, 170 municípios catarinenses participam do programa.

O Seminário Estadual de Educação Empreendedora 2025 representa um marco importante para o Sebrae/SC e os municípios catarinenses, reforçando o compromisso com a educação como principal motor do desenvolvimento local.

 

Tags

  • Cidade Empreendedora
  • Costão do Santinho Resort
  • Educação
  • Educação empreendedora
  • empreendedorismo
  • programa
  • Sebrae