Ao longo dos seis dias de evento, os artesãos registraram R$ 89.092,00 em vendas diretas, além de encomendas e contatos que fortalecem a presença do artesanato catarinense no cenário nacional

Os artesãos de Santa Catarina alcançaram um expressivo resultado na 7ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce) 2025, realizada em Fortaleza (CE). Ao longo dos seis dias de evento, os artesãos registraram R$ 89.092,00 em vendas diretas, além de encomendas e contatos que fortalecem a presença do artesanato catarinense no cenário nacional.

A participação de Santa Catarina na Fenacce tem organização pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (Sicos). A Sicos garantiu espaço para divulgar a diversidade, a identidade cultural e a qualidade do trabalho artesanal produzido no estado. Com técnicas que vão do tradicional ao contemporâneo, os artesãos catarinenses chamaram a atenção dos visitantes e compradores sobretudo pela originalidade e inovação.
Para o diretor de Emprego e Renda da Sicos e coordenador estadual do Artesanato, Carlos Alberto Arns Filho, a presença do estado em feiras nacionais é estratégica. “Eventos como a Fenacce são verdadeiras vitrines do artesanato catarinense. É uma oportunidade, portanto, para mostrar a riqueza da nossa cultura, ampliar a rede de contatos dos artesãos e abrir novos mercados. Além do impacto econômico direto, com as vendas realizadas, há um reflexo importante na valorização bem como no reconhecimento do trabalho dos nossos artesãos”, afirmou.

Considerada uma das maiores feiras de artesanato do Brasil, a Fenacce reúne expositores de todas as regiões. São milhares de visitantes em busca de produtos autênticos. A participação catarinense reforça o compromisso do Governo do Estado em apoiar o setor, que desempenha papel relevante sobretudo na movimentação da economia. Além disso, também contribui na preservação das tradições e na projeção da cultura de Santa Catarina para todo o país.