

-
. (Fotos: ASCOM)
Evento promove interação científica e networking entre pesquisadores
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promoveu na sexta, 19, a 6ª edição do Science Day, evento que promove a interação científica entre pesquisadores, alunos e professores dos cursos de graduação e pós-graduação. A programação ocorreu de forma presencial, com atividades realizadas no Campus Professor Edison Villela (Itajaí) e no espaço Beer House.
Na parte da manhã, foi realizado um workshop sobre gestão eficiente de projetos de pesquisa e inovação. Na ocasião, representantes da Fapesc - Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina esclareceram sobre as etapas que integram os editais de fomento, desde a solicitação de recursos até a prestação de contas.
“Nós viemos passar tranquilidade às equipes de pesquisa, para que o processo se torne mais fluído entre a Fundação e as instituições de ensino. Nós sempre falamos que ao conquistar recurso de fomento da Fapesc o proponente também se torna um agente público. Então, hoje nós buscamos mostrar aos pesquisadores que eles também fazem parte deste sistema.”, afirmou a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Valeska Tratsk.
As atividades da tarde contemplaram momentos para socialização de boas práticas de pesquisa na Univali, onde foram abordados temas variados. Além disso, os participantes também participaram de momentos de confraternização, networking e celebração dos resultados e avanços da pesquisa na Univali.
Adalberto Jose Rossa, gerente de Desenvolvimento de Automação na empresa Weg, destacou a visão multidisciplinar do Science Day como um diferencial. “Essa combinação é muito importante pois nos permite enxergar os problemas por diversos ângulos, seja pela área jurídica, das ciências humanas, da saúde, educação, engenharia, entre outros. A partir dessa experiência, podemos formar uma visão mais completa e ter um direcionamento muito melhor para a solução.”, reconheceu.
Para a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Univali, Camile Rebeca Bruns, a oportunidade de networking é um dos pontos mais interessantes do evento. Em sua segunda participação no Science Day, destacou que a oportunidade de conhecer pesquisadores de outras áreas facilita a busca por orientação e colaborações futuras. “Após este contato prévio, o pesquisador se torna mais próximo. Então, você se sente mais confortável para entrar em contato e pedir algum conselho ou mesmo propor trabalhos em conjunto”, afirmou.
A professora Patrícia Fóes destacou que o Science Day permite perceber que a pesquisa oferece um leque de oportunidades. “Estar aqui nos possibilita ouvir coisas que não são possíveis dentro do laboratório e, com isso, podemos pensar diferente, fora da caixa. No cotidiano da pesquisa, estamos constantemente pensando no seu processo de desenvolvimento, etapas de execução, na descoberta que estamos buscando. E quando estamos aqui, ouvimos outras ideias e temos outras percepções.”, conta.
“Estamos realmente muito felizes por estarmos em mais uma edição deste encontro maravilhoso, no qual nós saímos dos muros da nossa instituição para poder dialogar sobre ciência e construir parcerias que nos permitam avançar, e avançar muito. São em momentos como este que nascem novos projetos e se fortalecem a união e a amizade.”, afirmou o reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho.
Em sua fala, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação da Univali, professora Fátima de Campos Buzzi, destacou que “o grande diferencial do Science Day é reunir profissionais de diversas gerações, áreas e origens reafirmando o compromisso com a ciência que seja, ao mesmo tempo, inovadora, sustentável e voltada à melhoria das condições humanas.”
Novidade
Buzzi também aproveitou o evento para destacar a implementação do Portal de Disciplinas Isoladas no site da Univali. A novidade permite que mestrandos e doutorandos visualizem, com mais facilidade, as opções de matérias oferecidas em todos os programas de pós-graduação da Universidade. A pró-reitora explicou que o acesso já está disponível nas páginas de todos os cursos.
“A ideia é oferecer ao mestrando e doutorando a opção de visualizar disciplinas que façam sentido para a sua formação em outros programas, ou seja, vamos favorecer a interdisciplinaridade. Além disso, a novidade também favorece as pessoas que têm interesse em cursar a pós-graduação da Univali, antes de ingressar oficialmente, permitindo a matrícula em disciplinas isoladas como forma de experimentar o curso.’, afirmou.
Deixe seu comentário