

-
. (Fotos: ASCOM)
O encontro reúne conselheiros, representantes de órgãos ambientais, engenheiros, estudantes e interessados no tema, com expectativa de público de 100 pessoas e transmissão ao vivo pelo canal do CREA-SC no YouTube
O papel da engenharia na busca de soluções para a destinação adequada de resíduos será o foco do 11º Seminário de Sustentabilidade Ambiental do CREA-SC, que acontece no dia 17 de setembro, no auditório da sede do Conselho, em Florianópolis.
O encontro reúne conselheiros, representantes de órgãos ambientais, engenheiros, estudantes e interessados no tema, com expectativa de público de 100 pessoas e transmissão ao vivo pelo canal do CREA-SC no YouTube.
Organizado pela Comissão de Sustentabilidade Ambiental, o evento contará com debates técnicos e apresentação de cases sobre manejo de resíduos, tratamento de efluentes e inovações em processos sustentáveis.
Programação e temas em debate
A programação inicia às 9h com a abertura oficial e palestras sobre ética na representação institucional, balizamento das informações em órgãos ambientais e a legislação referente a nascentes e cursos hídricos em áreas urbanas.
À tarde, serão apresentados cases e experiências práticas, como projetos de engenharia no manejo de resíduos, tratamento de efluentes industriais com reconhecimento internacional, destinação de resíduos da construção civil e uso de incineradores para geração de energia a partir de resíduos plásticos.
Compromisso com a sustentabilidade
A iniciativa promove o diálogo entre diferentes áreas da engenharia e instituições públicas e privadas. Para o presidente do CREA-SC, Eng. Kita Xavier, o seminário consolida-se como um espaço para a troca de conhecimento técnico e a busca de soluções aplicáveis à realidade catarinense. “Nosso objetivo é capacitar e inspirar profissionais a atuarem de forma estratégica na gestão de resíduos. Este seminário reforça o papel da engenharia na construção de soluções inovadoras e sustentáveis visando à preservação ambiental.”
FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO GRATUITA
Confira a programação do evento
8h30 – Welcome coffee
9h00 – abertura oficial
9h30 – Engº Paulo de Oliveira – Ética na representação do CREA
10h00 – Engª Fernanda Vanhoni – Balizamento das informações e tomadas de decisão por representantes do CREA-SC nos órgãos ambientais
10h30 – Geólogo Vitor Santini – Legislação / caracterização de nascentes e cursos hídricos em área urbana consolidada
11h00 – Debate / mesa redonda
12h00 – Almoço
14h00 – PALESTRA 01 – Engº Sanitarista Cesar Augusto Arenhart – AZIMUTE ENGENHARIA – “A Importância de Projetos de Engenharia nas Soluções de Manejo de Resíduos”
14h35 – PALESTRA 02 – Engº Landell Ones Michielin – Case de tratamento de efluentes industriais na unidade da GESSY LEVER em São Paulo que
recebeu reconhecimento numa premiação internacional
15h10 – PALESTRA 03 – José Carlos de Farias – INSTITUTO GESTÂO BRASIL – “Inovações na Destinação de Resíduos da Construção Civil”
15h45 – PALESTRA 04 – Eng° Alcemir Hacker – HACKER INDUSTRIAL – Case sobre tratamento de resíduos plásticos/geração de e nergia a partir da implantação de um gaseificador de resíduos sólidos
16h20 – Debate/mesa redonda
17h20 – encerramento
17h30 – “Network Coffee”
Deixe seu comentário