A coleção teve mais de 15 mil exemplares impressos e foi idealizado pela diretora de Riscos e Controles do Sicoob Central SC/RS, Elisete Cavalieri, e por Mariluce Lemos Guetten Ribeiro, sócia-fundadora da Fama DH

O projeto "Um Elo Entre Vidas", trilogia de livros que registra histórias de associados, dirigentes e colaboradores do Sicoob SC/RS foi lançado na noite da última quarta-feira (10), em Florianópolis. A obra contempla 99 representantes de uma fração do universo dos mais de 9 mil colaboradores, 400 dirigentes e 1,6 milhão de associados do sistema Sicoob SC/RS. O projeto foi idealizado pela diretora de Riscos e Controles do Sicoob Central SC/RS, Elisete Cavalieri, e por Mariluce Lemos Guetten Ribeiro, sócia-fundadora da Fama DH.

Para Elisete Cavalieri, que também é diretora de Controles Internos do Sicoob Corretora SC/RS, a trilogia mostra que uma instituição financeira pode ir além dos números. “Ela pode ser muito mais do que eficiente financeiramente. Falar das histórias das pessoas que constroem as cifras é reconhecer que tudo o que fazemos é pelas pessoas e com as pessoas que estão no Sicoob”, afirmou.

Mariluce celebrou o lançamento como a concretização de um sonho. “Aqui nasceu Um Elo Entre Vidas, esse projeto que estamos entregando depois de quatro anos de construção. Estamos fazendo a entrega neste grande momento com as cooperativas e protagonistas que fazem parte desta história”, destacou.

O presidente do Sicoob SC/RS, Rui Schneider da Silva, relembrou como surgiu a iniciativa e parabenizou as idealizadoras. “É uma satisfação muito grande ver aquele projeto, que já nasceu grandioso, se tornar um trabalho estupendo. Espero que o Sicoob continue nessa trilha de progresso, educação e capacitação, para atender cada vez melhor nossos associados, por mais distantes que estejam”, declarou.

A coleção, editada pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), tornou-se o maior projeto editorial da instituição, com a impressão de 15 mil exemplares e textos dos jornalistas Paulo Renato Coelho Neto e Fernanda Monteiro. A superintendente da Confebras, Telma Galletti, disse que as organizadoras do livro inspiraram a equipe a fazer um projeto inédito. “Nós estamos há mais de 25 anos editando livros com o objetivo de fomentar e socializar o cooperativismo. Esse projeto vai ficar na história da editora Confebras como incentivo ao fomento e divulgação da literatura cooperativista no Brasil”, completou.

O evento contou com a presença dos homenageados e suas famílias, além de lideranças do sistema cooperativo e apoiadores do projeto. Os autores do prefácio da obra, Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do Centro Cooperativo Sicoob, e Ailton de Aquino, diretor de Fiscalização do Banco Central e primeira pessoa negra a integrar a alta cúpula da instituição, enviaram mensagens aos presentes.

Ailton destacou o caráter humano do projeto: “O cooperativismo é feito de pessoas para pessoas. Essa dimensão humana explica sua força e resiliência. O livro valoriza histórias de superação, solidariedade e compromisso com o desenvolvimento regional”. Já Marco Aurélio Almada ressaltou a importância de dar voz a quem constrói o cooperativismo. “Foi uma grande satisfação participar com o prefácio. A obra traz informações valiosas sobre o cooperativismo em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul”, assinalou.

Também presente na cerimônia, o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Vanir Zanatta, reforçou o papel transformador do cooperativismo. “Cada elo faz sua parte. O cooperativismo é feito de CPFs, de pessoas. Essa trilogia é um tributo àqueles que fizeram do Sicoob o maior sistema do cooperativismo financeiro catarinense”, concluiu.