

-
Representantes da Faesc, da Secretaria de Estado da Agricultura, da Cidasc e das empresas leiloeiras (Fotos: Jaqueline Vanolli/Cidasc)
Encontro durante a Expointer 2025 reforçou a integração regional e marcou a assinatura de um termo de cooperação entre Faesc e Cidasc para fortalecer a segurança jurídica e sanitária nos leilões de gado em Santa Catarina
Um encontro que reuniu lideranças catarinenses, gaúchas e de outras regiões do país, durante a Expointer 2025, em Esteio (RS), celebrou as conquistas do agronegócio e consolidou parcerias entre os Estados do Sul do Brasil. Realizado no dia 2 de setembro, o evento contou com um jantar oferecido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), no qual os participantes degustaram produtos típicos catarinenses e trocaram experiências sobre os desafios e oportunidades do setor agropecuário na região.
A solenidade contou com a presença do presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo; do secretário de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape), Carlos Chiodini; da presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos; do presidente da Farsul Gedeão Pereira; do presidente da Famasul, Marcelo Bertoni; do diretor-geral do Senar Nacional, Daniel Carrara; de representantes do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA) do Serviço Veterinário Oficial do RS, além de representantes da Zt Eventos (Chapecó), da Camargo Agronegócios (Lages), membros da diretoria Faesc, bem como da diretoria e gestores da Cidasc, lideranças e convidados.
Na ocasião, José Zeferino Pedrozo, Celles Regina de Matos e o secretário Carlos Chiodini assinaram o Termo de Cooperação Técnica para o Controle da Reserva de Domínio, o que fortalece a parceria institucional entre Faesc e Cidasc. O acordo assegura mais segurança jurídica e sanitária nas transações realizadas nos leilões de gado em Santa Catarina.
Controlada via software de emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), a Reserva de Domínio protege a posse do produtor rural, garante a sustentabilidade dos empreendimentos leiloeiros e mantém a rastreabilidade e a segurança sanitária do rebanho bovino, patrimônio do agronegócio catarinense.
Durante o encontro, o presidente da Faesc destacou que o Controle da Reserva de Domínio será fundamental por se tratar de uma ferramenta que une segurança jurídica, eficiência econômica e garantia sanitária — pilares imprescindíveis para o crescimento sustentável do agronegócio catarinense e brasileiro.
Pedrozo ressaltou, ainda, a relevância da integração regional. “Reunir este grupo em um ambiente tão especial nos permite celebrar mais uma edição da Expointer e estreitar os laços com nossos amigos gaúchos. Trata-se de uma parceria que fortalece o agro do Sul do Brasil e reafirma a importância de Santa Catarina e Rio Grande do Sul caminharem juntos em prol do desenvolvimento do setor”, afirmou o dirigente ao complementar que essa união de esforços amplia mercados, promove a produção catarinense e assegura a sustentabilidade do agronegócio.
Para a presidente da Cidasc, a assinatura do termo representa um avanço significativo. “Estamos unindo esforços para garantir que o negócio do produtor rural seja protegido, que os leilões de gado ocorram de maneira transparente e que a saúde do rebanho catarinense continue sendo prioridade. Esse compromisso reforça a credibilidade do nosso sistema sanitário e traz ainda mais confiança ao setor”, afirmou Celles Regina.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini, reforçou a importância da presença catarinense na Expointer. “A Cidasc é referência para o Brasil, garante um trabalho de base e um status diferenciado para Santa Catarina, muitas vezes decisivo na abertura de novos mercados. Há países que só compram de Santa Catarina justamente pela qualidade e diferencial do nosso Estado”, afirmou Chiodini.
A EXPOINTER
Reconhecida como a maior exposição de animais da América Latina e uma das principais vitrines do agronegócio brasileiro, a Expointer reúne produtores, autoridades, especialistas, técnicos e empresas em uma intensa programação de negócios e conhecimento. A feira iniciou no dia 30 de agosto e segue até domingo, 7 de setembro.
Santa Catarina mantém presença marcante no evento por meio da Casa do Produtor Catarinense, espaço tradicional que há 48 anos simboliza a participação do Estado na Expointer. O local é mantido pela Cidasc em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape), suas empresas públicas (Epagri e Ceasa/SC), a Faesc e a Fecoagro/SC, com apoio do Icasa, Sindicarne e Acav.
O Sistema Faesc/Senar esteve presente em vários dias do evento com uma comitiva liderada pelo presidente José Zeferino Pedrozo.
Tags
- agronegócio
- brasil
- Esteio
- Expointer
- Expointer 2025
- Feira
Deixe seu comentário