

-
. (Fotos: ASCOM)
Presença da AMPESC reforça o papel das IES particulares no eixo Transforma SC, que prevê contrapartidas sociais de estudantes beneficiados pelo FUMDESC
A AMPESC (Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina) acompanhou, nesta quinta-feira (28/8), o lançamento do programa Educação Levada a Sério, promovido pelo Governo do Estado e Secretaria da Educação, em Florianópolis. A entidade esteve representada pelo presidente em exercício, Everaldo Tiscoski, e pelos conselheiros, reitores João Marcos Matos e Leandro Sorgatto. O evento reuniu gestores de educação de todas as regiões e marcou, segundo a Secretaria de Educação, o maior pacote de investimentos da história da rede estadual, que soma R$ 4,1 bilhões, considerado pelo governador Jorginho Mello um momento histórico para Santa Catarina.
O programa está estruturado em quatro eixos — Escola Boa, Qualifica SC, CaTec+ e Transforma SC — que abrangem desde a melhoria da infraestrutura escolar até a valorização docente, atenção ao estudante e o fortalecimento do ensino técnico. A apresentação do pacote de ações foi conduzida pela secretária de educação, Luciane Ceretta, e a secretária adjunta, Kênia Scarduelli.
A presença da AMPESC no ato reforça sua atuação no acompanhamento das ações que envolvem a educação em Santa Catarina, sejam elas na rede pública ou privada. Como destacou Tiscoski, “o estudante da rede básica de hoje é o futuro aluno das faculdades e universidades amanhã, e cabe às instituições de ensino superior estarem atentas e preparadas para os rumos da educação no Estado”.
Nesse contexto, a AMPESC também atua em parceria com o Governo do Estado na orientação e operacionalização do FUMDESC junto às suas associadas. O programa, voltado a estudantes do ensino superior particular, já beneficiou em pouco mais de dois anos cerca de 10 mil acadêmicos com bolsas parciais ou integrais para cursos de graduação. O FUMDESC, integrado ao eixo Transforma SC, prevê que os beneficiados retribuam à sociedade por meio de trabalhos voluntários em diversas entidades e setores.
Durante o ato, o governador Jorginho Mello destacou que, a partir do segundo semestre de 2025, os egressos dos programas Universidade Gratuita e FUMDESC começarão a realizar essas contrapartidas. A previsão é que mais de 3 mil profissionais formados iniciem as atividades em 2025.2, e que até o segundo semestre de 2026 esse número ultrapasse 11 mil egressos em serviço voluntário em todo o Estado.
Deixe seu comentário