O Porto catarinense foi reconhecido na categoria "Melhores notas do Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (Igap)", ficando em terceiro lugar entre os 35 portos públicos do país

O Porto de São Francisco do Sul foi premiado na cerimônia ‘Portos + Brasil’, realizada pelo Ministério de Portos e Aeroportos, em Brasília. O Porto catarinense foi reconhecido na categoria "Melhores notas do Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (Igap)", ficando em terceiro lugar entre os 35 portos públicos do país.

Por meio do Igap, o Ministério de Portos analisa um ranking das autoridades portuárias de todo o Brasil, avaliando 30 índices, como desempenho de gestão e governança, transparência na publicação de informações e capacidade de concretizar investimentos, além da qualidade da gestão ambiental, entre outros.

"Santa Catarina sente muito orgulho de ver São Francisco do Sul premiada nesta solenidade", disse o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, durante o evento, nesta quarta-feira, 20.
"O governador Jorginho me pediu pessoalmente para que estivesse aqui, para dar este parabéns em nome dele e em nome de toda a equipe do Governo do Estado de Santa Catarina".

Para o presidente do Porto, Cleverton Vieira, o prêmio é um reconhecimento da eficiência portuária de São Francisco do Sul.
"Este destaque é fruto do trabalho conjunto da nossa equipe, do governador Jorginho Mello e da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, que permite fazer importantes investimentos na nossa infraestrutura portuária", ressaltou.

"Em nosso dia-a-dia buscamos oferecer sempre as melhores condições aos usuários do Porto, para que tenhamos sempre aquilo que Santa Catarina faz de melhor: uma logística diferenciada", acrescentou.

"Oscar dos portos"
A premiação do governo federal é considerada o "Oscar dos Portos". A expressão foi usada nos discursos, tanto pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, quanto pelo secretário nacional de Portos, Alex Ávila.

Ávila ressaltou que o Prêmio Portos + Brasil já se consolidou como uma política pública de estímulo à modernização do setor.
Ele lembrou que o reconhecimento da relevância estratégica dos portos no país é relativamente recente e que a premiação reforça a transparência e a governança das ações do ministério.

Criado em 2019, a iniciativa reconhece os avanços conquistados pelos portos organizados e Terminais de Uso Privado (TUPs), reforçando a política pública de estímulo à modernização e à melhoria da gestão portuária.