Evento contou com o lançamento do Programa Cidade Empreendedora no município de São Miguel do Oeste e assinatura da parceria com a Cooperoeste

São Miguel do Oeste foi palco de um marco importante nesta quarta-feira (14), com a reativação da Gerência Regional do Sebrae/SC no extremo oeste e o anúncio oficial do novo gerente regional, Udo Martin Trennepohl. A iniciativa integra o movimento estratégico do Sebrae/SC de expansão e qualificação de sua presença territorial em Santa Catarina, com o objetivo de oferecer atendimento mais próximo, ágil e personalizado aos empreendedores.

A nova gerência passa a atender 34 municípios da região, sendo que 22 já integram ativamente o Programa Cidade Empreendedora, uma das principais ferramentas do Sebrae/SC para o desenvolvimento de ambientes de negócio e fortalecimento da gestão pública. Durante o evento, Trennepohl destacou a importância do momento.

“Com a instalação da gerência, nosso objetivo é ampliar o número de projetos e programas destinados a apoiar micro e pequenas empresas, tanto no ambiente urbano quanto no rural. Agora buscamos expandir esse atendimento, especialmente para as indústrias dos setores metal mecânico, móveis e madeira, confecções e alimentos, além do comércio, que engloba um grande número de empresários. É com grande satisfação que expressamos nossa gratidão pela liderança presente e, em especial, à diretoria do Sebrae/SC, que está colaborando na elaboração do orçamento para 2026”, destacou.

LIDERANÇA ESTADUAL PRESTIGIA E VALORIZA A REESTRUTURAÇÃO

O evento contou com a presença da diretoria executiva do Sebrae/SC, demonstrando o prestígio e a relevância do novo ciclo. O diretor superintendente Carlos Henrique Ramos Fonseca ressaltou que a reativação da gerência regional reflete a importância econômica do território e a necessidade de atuação descentralizada.

“O que aconteceu agora é o crescimento da representatividade econômica da região. A centralização em Chapecó para atender mais de 80 municípios torna impossível manter proximidade. Por isso, abrimos novas regionais, como está no extremo oeste e outra em Caçador, visando desenvolver os territórios com estratégias personalizadas. Temos o dever de combater desigualdades por meio do empreendedorismo. Precisamos atuar com certificação, regularização de produtos agrícolas, agregar valor à produção, explorar potencialidades como o turismo e, sobretudo, estar cada vez mais próximos das empresas, entendendo suas dores e levando soluções sob medida”, explicou.

O diretor técnico, Fábio Zanuzzi, também enfatizou o papel do Cidade Empreendedora. “São 200 municípios que aderiram ao programa no Estado, um número importante que mostra que estamos, junto com os municípios, melhorando o ambiente de negócios. Vamos dar todo o suporte enquanto diretoria para que a região extremo oeste se desenvolva em todas as áreas, com novos programas voltados à capacitação dos empreendedores”, esclareceu.

Diretor de Administração e Finanças, Anacleto Ortigara, destacou o retorno estratégico da estrutura física. “A retomada da configuração regional é uma estratégia de proximidade com os nossos públicos empreendedores. A unidade instalada em São Miguel do Oeste representa uma cobertura mais sólida, com equipe ampliada e recursos voltados a projetos específicos, fortalecendo ainda mais o extremo oeste”, frisou.

INDICADORES ECONÔMICOS E ABRANGÊNCIA REGIONAL

A nova regional contempla 285 mil habitantes, o equivalente a 3,54% da população catarinense, com um PIB de R$ 13,8 bilhões (3,22% do Estado) e 34 municípios, que juntos concentram 71.245 empregos formais, 50% deles gerados por pequenos negócios. Ao todo, são 35,9 mil MEIs, MEs e EPPs, além de 22,8 mil propriedades rurais, o que revela o forte potencial do território para ações voltadas à agricultura familiar, agroindústrias e comércio local.

As principais iniciativas do Sebrae/SC previstas para 2025 na região, incluem ações nas áreas de turismo, leite, vitivinicultura, apicultura, educação empreendedora, inovação, startup, produtividade e pós-crédito.

LANÇAMENTO DO CIDADE EMPREENDEDORA EM SÃO MIGUEL DO OESTE

Na ocasião, foi realizado o lançamento do Programa Cidade Empreendedora de São Miguel do Oeste, reforçando o compromisso com a transformação da gestão pública e o fortalecimento dos negócios locais.

O prefeito Edenilson Zanardi celebrou a adesão. “Um dia histórico para a nossa cidade, com a presença da diretoria do Sebrae/SC. Sou um entusiasta da instituição, participei do Empretec e valorizo todas as oportunidades de parceria. O Cidade Empreendedora vem para desafiar os empresários, especialmente no agronegócio. Também vamos solidificar o turismo regional, e o programa chega para somar”, comentou.

PARCERIA ESTRATÉGICA COM A COOPEROESTE

Durante o evento, foi assinada a parceria entre o Sebrae/SC e a Cooperoeste, com foco na implantação de ações conjuntas do Programa Conexões Corporativas, voltadas ao fortalecimento da cadeia produtiva do leite. A proposta prevê iniciativas de qualificação da gestão rural, aumento da competitividade e melhoria da qualidade de vida das famílias produtoras.

O gerente de captação da Cooperoeste, Pedro Heck, falou sobre a relevância da união. “O nosso objetivo com essa parceria é entregar ao nosso produtor mais qualidade e poder devolver ao município mais recursos. É uma grande oportunidade que fortalece toda a cadeia do leite”, salientou.

SOBRE O SEBRAE

O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoia milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.