Evento em Florianópolis discutirá os efeitos da implementação do IBS e os desafios para o cenário fiscal e contábil no setor público

O Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), em parceria com o Sindicato dos Auditores Estaduais de Finanças Públicas (SINDAF/SC), realiza nos dias 21 e 22 de agosto, em Florianópolis, o 7º Seminário de Práticas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. O evento será presencial, no auditório do CRCSC, e já está com inscrições abertas para os interessados.
Com o tema “Reforma Tributária: você está preparado?”, o seminário abordará as transformações provocadas pela implementação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), trazendo reflexões práticas e técnicas sobre o novo cenário fiscal brasileiro. A proposta é promover a atualização e o aprofundamento de conhecimentos entre contadores públicos, auditores, servidores, gestores e demais profissionais da área.
Entre os nomes confirmados na programação estão Celia Maria Silva Carvalho, presidente do GEFIN e coordenadora do pré-Comitê Gestor do IBS; Lucy Fátima de Assis Freitas, contadora pública e referência nacional na área; Alex Fabiane Teixeira, da Secretaria do Tesouro Nacional; Gissele Nunes, do Tribunal de Contas de SC e Michele Patricia Roncalio, contadora, conselheira do CRCSC e atual Secretária da Fazenda de Florianópolis, que abordará os aspectos gerais da reforma tributária e as consequências práticas para a administração pública. A mediação dos painéis será realizada por especialistas atuantes em diferentes esferas da administração pública.
No primeiro dia do seminário, também está prevista a participação de Sandro Medeiros Alves, presidente do SINDAF-SC, que falará sobre a importância do engajamento da sociedade na pauta das finanças públicas. Em sua fala, ele destacará a campanha “O que você tem a ver com finanças públicas? Tudo!”, que busca conscientizar cidadãos e servidores sobre o papel fundamental da gestão fiscal para o desenvolvimento e a justiça social.
A programação do seminário inclui ainda temas como:
•O funcionamento do Comitê Gestor do IBS;
•A distribuição da arrecadação entre estados e municípios;
•Os impactos do novo imposto nas tesourarias públicas;
•A relação entre orçamento municipal e renúncia de receita.
As inscrições para o evento são limitadas e estão disponíveis pelo site do CRCSC com valores diferenciados por categoria e por lote.