Entre os destaques da programação estiveram painéis, oficinas e debates sobre inovação na gestão pública, desburocratização, educação empreendedora e estímulo às economias do futuro

 

Com o tema central “Sustentabilidade e Resiliência Climática”, Brasília foi palco recentemente do Transformar Juntos 2025, promovido pelo Sebrae Nacional. O evento reuniu gestores públicos, especialistas e representantes da sociedade civil de todo o país, com o propósito de fortalecer políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável dos territórios brasileiros. Entre os destaques da programação estiveram painéis, oficinas e debates sobre inovação na gestão pública, desburocratização, educação empreendedora e estímulo às economias do futuro.

“Compondo a missão catarinense organizada pelo Sebrae/SC, a região oeste esteve fortemente representada por líderes dos municípios de Arabutã, Ipumirim, Seara, Lajeado Grande, Pinhalzinho, Caxambu do Sul e Chapecó. Ao todo, a comitiva do estado contou com 58 integrantes, entre gerentes regionais, articuladores e representantes de 35 prefeituras”, ressaltou a gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Marieli Aline Musskopf.

A vice-prefeita de Pinhalzinho, Franci Werlang, destacou a relevância do encontro como espaço de troca, aprendizado e articulação institucional.

“Tive a honra de representar meu município no evento Transformar Juntos 2025. Durante os dias de programação, participei de painéis e oficinas que abordaram temas fundamentais como políticas públicas, soluções inovadoras e cases de sucesso. Foi uma oportunidade valiosa de aprendizado, networking e fortalecimento. Voltei para casa com novas ideias, parcerias e, principalmente, com o compromisso renovado de continuar trabalhando por um município mais resiliente e comprometido com as futuras gerações. Agradeço ao Sebrae e aos organizadores do evento por proporcionarem esse espaço de diálogo e construção coletiva”, afirmou.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Chapecó, Márcio da Paixão, o evento reafirmou o papel do empreendedorismo como motor de transformação.

“Transformar Juntos reforçou a importância da inovação e do empreendedorismo como ferramentas para construir um futuro mais sustentável. A iniciativa vem se consolidando como uma estratégia importante para o desenvolvimento dos territórios brasileiros, enfatizando sempre que a solução para economia e para desafios climáticos reside na atuação conjunta e empreendedora dos municípios”, pontuou.

O secretário de Administração de Ipumirim, Igor Zancan, ressaltou a importância de alinhar as novas demandas públicas com a pauta da sustentabilidade.

“Devido às necessidades atuais, nós convivermos com uma sustentabilidade e consciência, sempre olhando as necessidades de manter as novas demandas públicas que atendam aos aspectos de segurança climática e sustentabilidade. Entre outras ações, o evento foi extremamente importante para poder aproximar as novas demandas públicas, atualização, entender e falar sobre os problemas públicos, debater assuntos e estratégias e planos de ação com ferramentas de tecnologia e inovação para poder fazer uma gestão mais eficiente”, afirmou.

SOLUÇÕES COLABORATIVAS E RECONHECIMENTO DE BOAS PRÁTICAS

Além dos debates, o evento contou com a exposição de projetos de destaque, como os cases transformadores de Ascurra, Bocaína do Sul e Mafra, municípios catarinenses que vêm se destacando por práticas sustentáveis e inovadoras. Outro destaque foi a participação do estado no Empório Sebrae, com a presença da IG Melato da Bracatinga, símbolo da biodiversidade e da força das cadeias produtivas sustentáveis de Santa Catarina.

Durante o evento também foi lançada a 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que reconhece gestões públicas que promovem o fortalecimento dos pequenos negócios e a melhoria do ambiente de negócios no país.

SOBRE O SEBRAE/SC

O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.