Entre os dias 23 e 25 de julho, o Transformar Juntos 2025 mobilizou gestores públicos de todo o Brasil, em Brasília (DF), em mais uma edição do evento promovido pelo Sebrae Nacional

 “O Transformar Juntos 2025 reforçou a urgência de ações que preparem as cidades para enfrentar os desafios ambientais, econômicos e sociais impostos pelas mudanças do clima. No extremo oeste, uma região fortemente ligada ao agronegócio e à agroindústria, a sustentabilidade e a resiliência são essenciais para garantir a continuidade da produção e o bem-estar da população. O evento nos permite pensar soluções, compartilhar experiências e construir políticas públicas mais eficientes e duradouras”, destacou o agente de desenvolvimento da Prefeitura de Palmitos, Bernardo Riese, durante participação na iniciativa.

Entre os dias 23 e 25 de julho, o Transformar Juntos 2025 mobilizou gestores públicos de todo o Brasil, em Brasília (DF), em mais uma edição do evento promovido pelo Sebrae Nacional. Com o tema “Sustentabilidade e Resiliência Climática”, a programação trouxe debates relevantes sobre inovação na gestão pública, políticas voltadas ao fortalecimento dos territórios e estratégias para enfrentar os desafios climáticos que impactam diretamente as cidades brasileiras.

A região extremo oeste catarinense teve destaque na missão organizada pelo Sebrae/SC, com a presença dos municípios de Cunha Porã, Palmitos, Guaraciaba, Campo Erê e São José do Cedro. Representantes das Prefeituras participaram de oficinas, palestras e painéis que reforçaram o papel da gestão pública empreendedora como catalisadora de soluções sustentáveis e transformadoras.

O diretor e agente de desenvolvimento da Prefeitura de Cunha Porã, Alessandro Petry, destacou o impacto direto da experiência para a estrutura da gestão municipal. “Foi um evento transformador, que tratou de temas como empreendedorismo, inovação, simplificação e educação empreendedora. Saímos de lá com uma bagagem enriquecida, especialmente no que se refere às políticas públicas de sustentabilidade. Acredito que nossa participação foi fundamental e estamos prontos para novas edições, dada a relevância das temáticas para a realidade do nosso município e da região extremo oeste”, afirmou.

INICIATIVAS QUE FORTALECEM TERRITÓRIOS E REDES COLABORATIVAS

A missão técnica catarinense reuniu 58 representantes, incluindo gerentes regionais, articuladores, consultores e lideranças de 35 Prefeituras do estado. A participação no Transformar Juntos 2025 integra a estratégia do Sebrae/SC de fomentar o desenvolvimento territorial por meio de políticas públicas eficientes, com atenção especial aos pequenos negócios, à inovação e à sustentabilidade.

A programação também contou com a exposição de cases bem-sucedidos, como os municípios de Ascurra, Bocaína do Sul e Mafra, além da presença de Santa Catarina no Empório Sebrae, representada pelo produto com Indicação Geográfica Melato da Bracatinga — símbolo do potencial sustentável e econômico das cadeias produtivas regionais.

Outro destaque foi o lançamento da 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que reconhece iniciativas municipais voltadas à melhoria do ambiente de negócios e à valorização do empreendedorismo local.

“Com a presença ativa dos municípios do extremo oeste, o evento reforçou a importância de construir soluções a partir das realidades locais, promover o intercâmbio de experiências e fortalecer o compromisso das lideranças com um futuro mais resiliente, sustentável e inovador”, salientou o gerente regional do Sebrae/SC no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl.

SOBRE O SEBRAE/SC

O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.