O evento, promovido pelo Instituto Sicoob e pela cooperativa Sicoob Credirio, contou com mais de 450 participantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, e pessoas da comunidade

 

O especialista em Cibersegurança da Unidade de Segurança da Informação do Sicoob Central SC/RS, Rafael Turazzi Moreira, ministrou no dia 4 de julho a palestra “Cibersegurança, você não será a próxima vítima”, na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em Joaçaba. O evento, promovido pelo Instituto Sicoob e pela cooperativa Sicoob Credirio, contou com mais de 450 participantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, e pessoas da comunidade.

A palestra debateu a importância de proteger dados pessoais e financeiros frente ao avanço dos golpes digitais em 2025. Durante o encontro, Rafael abordou os principais golpes em circulação, como o golpe do falso advogado, do Pix errado, do falso número de WhatsApp e da falsa transferência bancária. O especialista explicou que muitos desses golpes são baseados em técnicas de engenharia social que exploram emoções humanas para manipular e enganar as vítimas.

“Proteja seus dados como protegeria seu dinheiro. Para os criminosos, suas informações pessoais valem tanto quanto uma fortuna”, alertou.
Além dos golpes digitais, o palestrante explicou o funcionamento de algumas fraudes como phishing, no qual e-mails falsos são enviados para a vítima com o intuito de roubar de dados; smishing (mensagens de texto enganosas) e vishing (golpes por ligações telefônicas). Outro ponto de atenção foi o crescimento dos jogos de azar on-line, como o Fortune Tiger, conhecido popularmente como “tigrinho” no Brasil.

Rafael demonstrou como muitas dessas plataformas operam com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) falsos e representam riscos legais e financeiros para os usuários. O palestrante ainda compartilhou orientações práticas de como se proteger no dia a dia digital, reforçando atitudes que podem fazer diferença na prevenção de golpes.