
Autoridades destacam o protagonismo dos profissionais de engenharia durante abertura do CREA Summit 2025

-
. (Fotos: Foto: ASCOM)
Evento que debateu inovação, tecnologia e sustentabilidade, ocorreu nesta sexta-feira e sábado, 25 e 26, no Expocentro de Balneário Camboriú
A terceira edição do CREA Summit – evento de inovação voltado às engenharias, agronomia e geociências – foi aberta oficialmente na noite desta sexta-feira, 25, no Expocentro de Balneário Camboriú. A cerimônia, que contou com diversas autoridades municipais e estaduais, representantes do sistema e entidades do setor, profissionais e estudantes da área, foi marcada pelos discursos destacando a importância dos engenheiros de todas as especialidades para o desenvolvimento do País. O Summit tem o patrocínio da Mútua Nacional. O evento segue até o final do dia deste sábado, 26.07. Acesse aqui a programação.
Para o presidente do CREA, Kita Xavier, o Summit é especial por levar aos profissionais o que há de mais atual em inovação e tecnologia no setor. “A opinião técnica e o parecer são muito importantes para o desenvolvimento. A Engenharia, sua presença e o conhecimento técnico são fundamentais para mudar o país”, declarou.
A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, município que recebe o Summit, abriu os discursos como anfitriã do evento destacando o crescimento de cada edição e a importância para a cidade. “Balneário Camboriú é uma potência que desponta para o mundo quando se fala em engenharia. Profissionais estão saindo para trabalhar fora e colocar em prática o que aprendem em Santa Catarina. Ser a casa de um evento deste tamanho, muito nos honra”, explicou.
A deputada estadual Paulinha deu sequência contando que, ao se dirigir ao evento, relembrou todos os profissionais de engenharia que conheceu em sua carreira, ressaltando o comprometimento com a causa, a vida e o caráter.
“Não se edifica um país sem a Engenharia. Vocês têm a força para eleger representantes e experiência para apontar as soluções para o Estado e o Brasil”, destacou a deputada.
Representando o presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia, o deputado estadual Carlos Humberto parabenizou o CREA pela atuação na formação de novos profissionais, tão importantes para o desenvolvimento catarinense, tanto no momento atual quanto no futuro, com a previsão de crescimento.
“A Alesc é parceira para motivar os jovens a se integrar nesta profissão tão importante para a sociedade e para o Estado”, ressaltou.
A participação das autoridades foi finalizada pela fala do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Edgard Usuy, representando o governador do Estado, Jorginho Mello.
Na vida do secretário, a engenharia é profissão de pai e filho e, por isso, entende a importância do evento. Usuy destacou a criação de polícias públicas pelo Governo do Estado para resolver o problema das pessoas e o trabalho significativo para o desenvolvimento em longo prazo.
“Santa Catarina tem excelentes indicadores, mas sempre olhamos de forma ampla, para focar em lugares que apresentam situações mais difíceis e distantes. Esse tipo de evento faz com que o Estado esteja no lugar que a gente quer no futuro, trazendo universidades para a vocação e conciliando com as necessidades de empresas, municípios e desafios”, concluiu.
O presidente da LIDE/SC, Delton Batista, falou sobre a importância do evento e que o desenvolvimento dos países passa pela Engenharia. “Temos que superar as dificuldades e levar a sério nosso país e, isso, passa pelo planejamento das cidades, das estratégias no enfrentamento das crises climáticas. Estamos produzindo uma carta compromisso para ser entregue aos candidatos a majoritária, no ano que vem, com esse foco”, falou.
A cerimônia de abertura finalizou com a palestra do empresário Ricardo Faria, conhecido como o rei do ovo, que contou sua história e deu uma visão da engenharia em relação ao empreendedorismo e a iniciativa privada.
De engenheiros para engenheiros
A cerimônia de abertura também contou com a palavra de representantes de entidades focadas nos profissionais da área. O diretor de Benefícios da Mútua Nacional, eng. Evânio Ramos Nicoleit, representou o presidente da entidade, eng. Joel Krüger, e falou sobre a atuação junto aos profissionais. “A missão da Mútua vai além da assistência, é de apoio e presença onde as engenharias levam a inovação, onde pulsam e se transformam as oportunidades”, falou.
O presidente do Conselho Federal, Vinícius Marchese, destacou a importância dos profissionais da Engenharia em toda federação. “O País é diferente e desigual. O local de nascimento de uma pessoa marca a estimativa de vida, tudo por falta de infraestrutura. O caminho para a transformação passa por esse item, por programas indutores e pela capacitação de engenheiros. O Summit é uma oportunidade para que profissionais atuais e futuros vejam que se abriram janelas para o desenvolvimento. Um país sem uma boa base na área, não oferece boas bases econômicas”, explicou.
A cerimônia de abertura também serviu para que os presentes tivessem um panorama geral da 15ª edição do Congresso Estadual dos Profissionais, que gerou 10 propostas para o desenvolvimento de cidades inteligentes. “São projetos em saneamento, acessibilidade, engenharia pública, qualidade ambiental e sustentabilidade energética. Esses projetos serão encaminhados ao Congresso Nacional para que os municípios se tornem mais desenvolvidos”, contou o coordenador do Congresso Estadual de Profissionais, eng. Felipe Penter.
Parcerias técnicas
Durante a abertura do CREA Summit 2025 foram assinadas três parcerias entre o Conselho e entidades. Com a Academia Nacional de Engenharia (ANE), foi firmado um acordo de cooperação técnica para a implementação da fase preparatória da ação “Dinamização do Processo de Formação de Engenheiros de Excelência” com o objetivo de fortalecer a formação de engenheiros, agrônomos e geocientistas, alinhando às demandas tecnológicas, econômicas, ambientais e sociais do Estado e do País.
“Engenheiro tem a capacidade de organizar ideias de uma forma a produzir resultados. Isso é o que queremos trazer na parceria com o CREA”, explicou Mario Menel, presidente da ANE.
Entre a Federação da Indústria de Santa Catarina (Fiesc), o Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL/SC) e o Conselho, foi firmado um acordo de parceria para desenvolver ações e eventos voltados a capacitação contínua de técnicos, profissionais e estudantes vinculados ao Sistema Confera/CREA.
“Precisamos mais e mais de engenheiros para a indústria do Estado ser ainda mais competitiva”, afirmou José Eduardo de Azevedo Fiates, superintendente da IEL.
Com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil foi firmado um acordo técnico para a elaboração de campanhas de divulgação de informações, capacitação, apoio técnico, elaboração de materiais e participação de foros destinados à análise, prevenção, providências e respostas relacionadas a eventos críticos que ocorrem em todo o Estado.
“A Defesa Civil precisa de apoio e parceria, principalmente nos momentos dos eventos climáticos no Estado e para aperfeiçoar procedimentos para combatê-los. Com esse acordo, vamos poder contar com a ajuda voluntária de engenheiros em prefeituras grandes e pequenas no salvamento de vidas”, disse Mário Hildebrandt, secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil.
Deixe seu comentário