Evento debateu jornalismo independente e ferramentas para portais de notícias locais.

A Assembleia Legislativa sediou, na noite desta quarta-feira (23), mais uma edição do Papo de Jornalista, iniciativa promovida pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI). O evento debateu ferramentas para possibilitar que os portais de notícias locais possam se fortalecer e combater o “deserto de notícias” em temas específicos.

A convidada foi a jornalista e empresária Fernanda Lara, CEO da plataforma de mailings de imprensa I’Max e idealizadora do projeto "Mais Pelo Jornalismo". O projeto de Lara é uma iniciativa que busca valorizar a imprensa livre e oferece gratuitamente infraestrutura tecnológica para a criação e manutenção de portais de notícias locais.

O Papo de Jornalista desta quarta reuniu diversos profissionais da imprensa local ao Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, na sede do Parlamento Catarinense. A ação é promovida pela ACI e conta com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Santa Catarina (Crea-SC) e da Assembleia Legislativa. O evento foi mediado pela presidente da ACI, a jornalista Deborah Almada.

A jornalista explicou que a ferramenta busca permitir o crescimento dos noticiários locais e independentes. A proposta é atuar com mil portais em todo o território nacional. “Oferecemos o redesenho do layout do site, a tecnologia por trás do site, toda a estrutura de cibersegurança, e-mail corporativo. Fazemos o pacote tecnológico e trocamos pela continuidade desse portal de notícias produzindo conteúdo”, explicou Fernanda, formada em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-graduação em Marketing pela Universidade de Grenoble, na França.

A plataforma I’Max, segundo a palestrante, é uma forma de combater os chamados “desertos de notícias” no Brasil: um impressionante número de cidades país afora que não contam com um único veículo de comunicação. Com tantas regiões descobertas de cobertura jornalística, comunidades inteiras carecem de informação, afetando a participação cívica, a prestação de contas do governo e o desenvolvimento local em todos os seus âmbitos.

“Se por um lado os jornalistas estão fomentando a criação de novos portais de notícia porque o lado tecnológico assusta e a gente já entrega tudo isso pronto. Estamos prevenindo que novos portais sejam descontinuados”, completou Fernanda. “São profissionais fundamentais para a comunicação. Representam as pequenas cidades, especialmente o jornalismo independente e os jornalistas que eram especializados em assuntos muito específicos”.