Maior premiação de cidadania empresarial de Santa Catarina reconheceu o projeto desenvolvido no primeiro bairro planejado ao lado de Balneário Camboriú

 

Em uma noite de reconhecimento e valorização do trabalho desenvolvido por empresas de todo o estado, a região do litoral norte catarinense levou para casa um importante troféu. O projeto “Colinas de Camboriú - um Bairro Palco” foi o grande vencedor da categoria “Cultural - empresa de médio porte” do prêmio ADVB/SC Empresa Cidadã 2025. Promovida pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, essa é considerada a mais importante premiação de cidadania empresarial, e reconhece empresas catarinenses que adotam práticas responsáveis e inspiradoras na área ambiental, de governança, social e cultural.

“Ser um dos vencedores da ADVB Empresa Cidadã é uma chancela do sucesso e da grandiosidade de tudo que a nossa equipe vem fazendo. Em nome do Colinas de Camboriú, deixamos nosso agradecimento”, destaca uma das sócias, Luian Silvestre Buso. “Estamos construindo um legado, proporcionando um espaço único para que as pessoas vivam experiências, acessem a cultura e a cidadania de forma facilitada.”

O único bairro planejado localizado ao lado de Balneário Camboriú é rodeado pela Mata Atlântica preservada, em uma área total de 900 mil metros quadrados, e conta com áreas residenciais e comerciais, gastronomia, centro de saúde, hub de tecnologia e complexo escolar, além de mais de 30 mil metros quadrados de praças temáticas. O projeto “Bairro Palco” nasceu com o objetivo de transformar o espaço em um polo regional de cultura e entretenimento ao ar livre, ocupando o potencial de lazer do empreendimento.

 Mais de 60 atividades gratuitas e inclusivas foram promovidas em menos de um ano, com foco na conexão real entre a comunidade e a natureza, atraindo cerca de 8 mil pessoas para a região. “Criar um bairro com alma é pensar em um lugar de memórias. Fazer do Colinas um palco tem sido nosso caminho para gerar pertencimento e construir um espaço pulsante. Entregamos um calendário anual de eventos com mais de 60 atividades para atingir diversos públicos e manter a marca Colinas ativa na vida da comunidade. E esse prêmio é o reconhecimento de tudo isso. Agora, em Balneário Camboriú, o lazer não está só na praia, temos ele no Colinas também”, celebra Bruno Fregulia, coordenador de Marketing e Ecossistema do bairro.

A premiação

Realizado anualmente, o Prêmio ADVB/SC Empresa Cidadã reconhece o trabalho desenvolvido por empresas em quatro temáticas: ambiental, social, cultural e ONGs/Associações. A cerimônia que divulgou os vencedores ocorreu nesta terça-feira, 01/07, em Jaraguá do Sul (SC).

Na edição de 2025, 57 projetos foram inscritos e avaliados por especialistas da Associação e da instituição de ensino ESPM. O Colinas de Camboriú foi classificado na temática Cultural - empresa de médio porte, onde são reconhecidas “ações que valorizam e incentivam a arte, a cultura e a preservação do patrimônio".

O palco do Colinas

O projeto foi cuidadosamente planejado a partir de um calendário anual de eventos para atingir diferentes públicos e manter uma presença constante da marca na vida da comunidade. A programação considerou datas comemorativas, sazonalidades, perfis de público e oportunidades estratégicas para promover tanto a cultura quanto a ocupação ativa dos espaços do bairro. As ações foram conduzidas pela equipe de marketing e eventos do Colinas de Camboriú, em parceria com mais de 80 fornecedores, entidades sem fins lucrativos e empresas.
Entre as 60 atividades realizadas no último ano, 30% foram voltadas ao bem-estar, 45% à comemoração de datas festivas e temáticas, 18% à prática esportiva e 12% à empreendedores e negócios. Se destacam eventos de Yoga e de conexão com a natureza e o bem-estar; o Bloquinho de Carnaval Bike no Colinas; o Picnic de Dia das Mães, e a celebração de outras datas comemorativas, com ações de Natal, Halloween, Páscoa, Dia dos Pais e Dia das Crianças. Ações promovendo a adoção de pets, o plantio de árvores nativas, campeonatos de esporte e encontros de negócios, também foram realizadas.

Paralelamente à agenda cultural, o projeto contou com uma estratégia comercial integrada. A presença de equipes de vendas durante os eventos, aliada à experiência afetiva vivida pelos participantes, foi decisiva também para ampliar o interesse pelo bairro e fortalecer o funil de vendas.

Como resultado dessa sinergia, o projeto registrou indicadores positivos ao empreendimento, com 180% de aumento no engajamento digital durante os períodos de eventos, e crescimento de 540% nas visitas ao bairro em fins de semana com programação ativa. “O Colinas de Camboriú é mais do que um bairro planejado: ele foi um bairro sonhado. Hoje, conecta famílias e gerações, oferecendo experiências únicas. Estamos em uma localização com certa carência de entretenimento e espaços sociais, e o Colinas preenche essa lacuna”, finaliza Luian.