O evento resultou em um alinhamento entre o setor produtivo e o comando da Polícia Militar, com o objetivo de fortalecer ações de segurança e aproximar ainda mais os serviços da PM da realidade dos comerciantes e cidadãos josefenses


A segurança pública de São José foi o foco de uma importante reunião realizada nesta terça-feira, 1/7, na sede da AEMFLO e CDL de São José. Com o tema “A segurança é um bom negócio: quando investir na proteção da nossa cidade se torna uma estratégia de crescimento”, o encontro reuniu empresários, lideranças locais e comunidade para ouvir e dialogar com representantes da Polícia Militar de Santa Catarina.

O evento resultou em um alinhamento entre o setor produtivo e o comando da Polícia Militar, com o objetivo de fortalecer ações de segurança e aproximar ainda mais os serviços da PM da realidade dos comerciantes e cidadãos josefenses.

Durante a apresentação, o Tenente-Coronel Carlsbad Von Knoblauch, comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar, apresentou dados criminais atualizados do município e explicou a atuação estratégica da corporação. Ele destacou que, embora os números indiquem queda em diversos índices, como o de homicídios, a meta da instituição é seguir aprimorando os serviços prestados, com foco na percepção de segurança por parte da população. “Os dados estatísticos são importantes para a PM, mas o que buscamos é a satisfação do cidadão. Mesmo com a redução dos homicídios, um único caso já é uma perda irreparável. Nosso objetivo com encontros como este é aproximar a Polícia Militar da comunidade e melhorar a segurança de forma contínua” afirmou o comandante.

A região de Campinas e do viaduto da Chico Mendes, áreas críticas para o comércio local, também foi pauta da reunião. Segundo Von Knoblauch, o 7º Batalhão mantém guarnições específicas para o atendimento a pessoas em situação de rua, os PSRs, com ações frequentes de abordagem, verificação de antecedentes e prisões. “Já temos cadastradas cerca de 1.500 pessoas, a maioria vinda de fora do estado e com passagens criminais. Nossas equipes prendem de duas a três pessoas por semana nessa condição, mas muitas vezes elas retornam à criminalidade. Por isso, além da atuação diária, estamos integrando uma força-tarefa que atuará com mais rigor sobre ferro-velhos e estabelecimentos que funcionam como receptadores”, explicou o tenente-coronel.

A programação do evento também contou com a palestra do Tenente-Coronel João Carlos Borges Kuze, comandante do 14º Batalhão da PM, que abordou o tema “Preparado para Proteger”. Ele apresentou orientações práticas para o enfrentamento de situações de risco real, com foco na prevenção e na resposta rápida a ameaças.

Para o presidente da AEMFLO e CDL de São José, Gilberto Rech, a parceria com a Polícia Militar é fundamental para o desenvolvimento seguro do município. “A segurança é um fator decisivo para o crescimento econômico e para a qualidade de vida. Este encontro é um passo importante para integrar forças e construir soluções conjuntas”, destacou.

A reunião foi promovida em parceria entre a AEMFLO, CDL de São José e a Polícia Militar de Santa Catarina, com apoio da empresa Khronos, e abre caminho para novas ações conjuntas entre as entidades e as forças de segurança pública.