1º encontro presencial do Fórum de Universidades pela Paz começa dia 25 em Florianópolis
-
O Fórum contará com mesas-redondas, palestras e debates, abordando temas como educação para a paz, soluções de conflitos, direitos humanos e o papel das universidades (Fotos: Reprodução)
A Conferência de Abertura, intitulada "Universidades pela Paz: da Reflexão à Ação", será realizada pelo professor Francisco Gorjon e pela professora Susan Andrews
Entre os dias 25 e 27 de novembro, Florianópolis será palco do 1º encontro presencial do Fórum de Universidades pela Paz (FOUP). O evento, que acontece no Intercity Portofino Hotel, reunirá representantes de diversas instituições de ensino superior, de órgãos públicos e governamentais, acadêmicos e lideranças de movimentos sociais do Brasil e do exterior para debater e promover ações de cultura de paz.
A Conferência de Abertura, intitulada "Universidades pela Paz: da Reflexão à Ação", será realizada pelo professor Francisco Gorjon e pela professora Susan Andrews, no dia 25. Na sequência, será lançado o Centro de Estudos Avançados pela Paz na América Latina, iniciativa que buscará articular ações regionais de pesquisa, extensão e políticas públicas voltadas à construção de uma cultura de paz no continente.
O Fórum contará com mesas-redondas, palestras e debates, abordando temas como educação para a paz, soluções de conflitos, direitos humanos e o papel das universidades como agentes transformadores na sociedade. Entre os convidados, destacam-se pesquisadores, educadores e figuras públicas que têm se dedicado a ações de desenvolvimento social e construção de um mundo mais pacífico.
O evento é uma oportunidade única para as universidades reafirmarem seu compromisso com a paz e fortalecerem suas redes de colaboração em torno de práticas e conhecimentos que promovam uma sociedade mais justa e inclusiva. Ao final do evento, será redigida uma Carta de Florianópolis pela Cultura de Paz, assinada por todas as instituições participantes, visando consolidar e impulsionar projetos conjuntos em prol da paz.
Deixe seu comentário