Caminhos do Brasil debate futuro da indústria do turismo no Brasil focado em sustentabilidade
-
Live Turismo (Fotos: Reprodução )
Live reuniu especialistas para discutir o futuro do setor no País, os desafios e oportunidades
Na 4ª edição da live Caminhos do Brasil, promovida pelos jornais O Globo e Valor Econômico e pela Rádio CBN, especialistas discutiram os desafios, as metas e o futuro do turismo no Brasil, com destaque para o papel da sustentabilidade e a geração de emprego e renda no País.
Entre janeiro e setembro de 2024, o Brasil atraiu 4,9 milhões de turistas estrangeiros, um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2023.
Durante o debate, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou o impacto crescente do turismo na economia brasileira. “O turismo representa 8% do PIB brasileiro. Com os avanços tecnológicos e as mudanças no mercado de trabalho, o turismo tem um enorme potencial para a geração de emprego e renda”, afirmou Freixo. Ele também destacou o aumento da receita do setor, que chegou a US$ 4,8 bilhões entre janeiro e agosto de 2024, superando o recorde de 2023.
Freixo projeta que o número de turistas internacionais vai continuar crescendo até o fim do ano, especialmente com o fluxo de visitantes motivado pelas festividades de fim de ano. “Tudo indica que vamos bater um recorde do número de turistas internacionais chegando ao Brasil”, comemorou.
Eventos internacionais como motores do crescimento
O ministro do Turismo, Celso Sabino, salientou a importância da realização de eventos internacionais no Brasil, como a COP30 e as reuniões do G20. Segundo ele, essas iniciativas impulsionam o turismo e promovem o Brasil globalmente.
“A COP30 trará ao Brasil chefes de Estado e tomadores de decisão do mundo todo, que, ao conhecerem o nosso país, serão grandes propagadores do destino Brasil”, disse Sabino. Ele ainda frisou que a presidência brasileira do BRICS, em 2025, trará novos investimentos para o setor.
A força do turismo receptivo
A presidente do conselho da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional), Ana Carolina Medeiros, enfatizou o papel das parcerias público-privadas para o desenvolvimento do turismo receptivo.
“O Brasil é um país lindo, com destinos variados que agradam a todos os gostos. Estamos prontos para receber e encantar tanto os turistas estrangeiros quanto os nacionais”, afirmou Medeiros. Ela também ressaltou que o turismo é um setor que gera emprego e renda de forma imediata, movimentando economias locais de maneira rápida e eficaz.
Desafios e sustentabilidade
Os participantes da live concordaram que, para o turismo continuar crescendo, é fundamental que o País invista em sustentabilidade e na preservação de seus recursos naturais.
O turismo no Brasil não só tem potencial econômico, mas também deve ser um modelo de desenvolvimento sustentável, garantindo que as futuras gerações possam aproveitar as riquezas naturais do Brasil.
Caminhos do Brasil é uma iniciativa dos jornais O Globo e Valor Econômico e da Rádio CBN, com patrocínio do Sistema Comércio, por meio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), do Sesc, do Senac e de suas Federações.
A mediação do evento foi realizada por Marcello Corrêa, do Valor Econômico, e Glauce Cavalcanti, de O Globo. Confira a íntegra do debate aqui.
Deixe seu comentário