Iniciado nesta terça-feira, 24, evento se estende até o dia 27

“Qualidade do leite: um olhar para o futuro, inovação e sustentabilidade”. Este é o tema central do 10º Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, iniciado nesta terça-feira, 24, estendendo-se até o dia 27. O evento é uma realização do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite (CBQL), com organização da Epagri e da Udesc, devendo reunir em torno de mil pessoas no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, no Norte da Ilha de Santa Catarina.

Para Vagner Miranda Portes, presidente do congresso, presidente do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite, pesquisador da Epagri e gerente do Centro de Pesquisa para a Agricultura Familiar em Chapecó (Epagri/Cepaf), a qualidade do leite no Brasil é um tema de extrema relevância para a saúde pública, a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia produtiva: “Neste congresso, que é o evento científico mais relevante no Brasil na área, vamos discutir e explorar os mais recentes avanços científicos, inovações tecnológicas, práticas sustentáveis e estratégias que irão moldar o futuro da produção de leite no país”, afirma, acrescentando. “Temos ainda o compromisso de servir como um fórum permanente de discussões para impulsionar a qualidade do leite no Brasil, sempre pautado pelo rigor científico e pela responsabilidade social”.

Segundo Portes, nos últimos anos a produção catarinense de leite cresceu de maneira mais significativa do que a da maioria dos estados. Conforme dados da Pesquisa da Pecuária Municipal do IBGE, entre 2013 e 2022 a produção catarinense de leite cresceu 8,1%. No mesmo período, a produção brasileira cresceu 1% e a dos dois estados com maior produção, Minas Gerais e Paraná, cresceram respectivamente 0,6% e 2,9%. Santa Catarina é o terceiro maior produtor de leite do país.


Palestrantes de importantes instituições mundiais já estão no estado para debater a qualidade do leite, que é um dos alimentos mais importantes para os brasileiros.