Especialistas da Amazon, Renner e TOTVS falam sobre transformação digital no varejo
-
Especialistas da Amazon, Renner e TOTVS falam sobre transformação digital no varejo (Fotos: CNDL)
Especialistas da Amazon, Renner e TOTVS falam sobre transformação digital no varejo O painel reuniu líderes de destaque para debater o impacto das tecnologias emergentes e como elas estão moldando o futuro do comércio
O segundo painel no Omnivarejo, deste sábado (21/9), reuniu três líderes de destaque para debater o impacto das tecnologias emergentes e como elas estão moldando o futuro do comércio. Fabiana Tacolla, diretora de operações do Grupo Renner, Enio Garbin, head LATAM da Amazon AWS, e Patrick Scripilliti, executivo da Totvs, participaram da discussão de um dos temas mais abordados no setor a “transformação digital no varejo”.
A transformação digital no varejo vai muito além de adotar um e-commerce ou ter presença online. Trata-se de uma mudança estrutural que começa com a forma como as empresas entendem seus processos, atendem os consumidores e integram tecnologias para criar uma experiência de compra mais fluida e eficiente. Esse tema foi explorado pelos palestrantes, com ênfase nas novas tendências tecnológicas, como a hiperautomação, atendimento e inteligência artificial, que estão remodelando o setor.
Integração
Durante o painel foi abordado como as tecnologias emergentes têm o potencial de mudar radicalmente o funcionamento das empresas varejistas. Fabiana Tacolla destacou o impacto da omnicanalidade nas operações do Grupo Renner, com a integração entre lojas físicas e online, proporcionando uma experiência de compra sem atrito. “A Renner tem o propósito inegociável de encantar o cliente, justificando esse caminho com as transformações pelas quais a organização vem passando”, contou. A adoção de tecnologias como o aperfeiçoamento no atendimento tem sido uma das apostas para transformar a experiência do cliente dentro das lojas.
Além disso, a integração de diferentes canais de venda, uso de tecnologias como inteligência artificial, self checkouts e pagamento digital, proporcionou maior experiência de compra ágil, eficiente e fluida.
Já Enio Garbin, da Amazon AWS, falou sobre o papel das plataformas de computação em nuvem na hiperautomação, que permite a análise em tempo real de grandes volumes de dados, otimizando desde a gestão de estoques até a personalização da experiência do cliente.
Preparando o varejo para o futuro
Outra abordagem no painel foi sobre a necessidade de adaptação cultural nas empresas. Como apontado por Patrick Scripilliti, da Totvs, digitalizar uma empresa que já opera há décadas com os mesmos processos requer não apenas investimento em tecnologia, mas uma mudança profunda na atenção dos gestores e colaboradores. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a resistência à mudança é um dos maiores obstáculos que as empresas enfrentam para implementar tecnologias emergentes, mas as que conseguem superar essa barreira se destacam no mercado.
A transformação digital não é apenas uma escolha estratégica; ela se tornou uma questão de sobrevivência no mercado competitivo de hoje. Pesquisas da McKinsey mostram que empresas varejistas que investem em digitalização têm 2,3 vezes mais chances de sucesso em relações que resistem à mudança. O desafio é grande, mas os benefícios são ainda maiores, tanto para as operações internacionais quanto para a satisfação dos consumidores.
Com as tecnologias emergentes ganhando força, o varejo está se evoluindo em um ecossistema mais eficiente, ágil e imersivo . A discussão no painel “Transformação digital no varejo” mostrou que essa jornada requer visão estratégica e ousadia para romper com práticas tradicionais e abraçar o futuro.
Deixe seu comentário