A intenção é evitar duplicidade de atividades e maximizar recursos para consolidar o Plano Anual de Trabalho (PAT) 2025.

Apresentar as demandas do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina), para 2025. Esse foi o objetivo da reunião realizada, na última semana, na sede do Sistema Faesc/Senar, com representantes de entidades e instituições parceiras. A intenção é evitar duplicidade de atividades e maximizar recursos para consolidar o Plano Anual de Trabalho (PAT) 2025.

Representantes da Epagri, IFSC, IFC, Sebrae/SC, Senat, Senac e Sescoop estiveram presentes. Além disso, o Sistema Faesc/Senar recebe apoio de outras importantes instituições como Cidasc, Udesc, UFSC, Marinha, Exército, Aeronáutica, Poder Judiciário, DEASE, Fetaesc, FAASC, etc.

O encontro foi coordenado pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, que destacou a importância da reunião para garantir a eficiência das ações no setor produtivo. “Realizamos o levantamento de demandas em todas as regiões e, agora, tivemos a oportunidade de apresentá-las às entidades e alinhar algumas ações para, juntos, atingirmos os melhores resultados”.

As demandas foram levantadas por meio de reuniões entre os meses de junho e julho nas bases sindicais rurais em inúmeras cadeias produtivas, resultando em diversas propostas para o próximo ano nas áreas de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

A apresentação foi conduzida pela equipe do Sistema Faesc/Senar e oportunizou realçar que o PAT 2025 contemplará 4.302 eventos da Formação Profissional Rural e 1.349 eventos da Promoção Social.

O momento também permitiu apresentar as ações realizadas no ano passado. Entre os destaques estiveram o número de propriedades que participam da ATEG certificadas como livres para Brucelose e Tuberculose e o melhoramento da bovinocultura de corte catarinense com a IATF (Inseminação Artificial por Tempo Fixo) de animais de ATEG no estado.

De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, além de explanar as demandas, o momento foi essencial para ouvir sugestões e fortalecer essas parcerias que são tão importantes para o desenvolvimento do setor produtivo. “O documento, que compõe o Plano Anual de Trabalho, reflete a visão estratégica da Administração Central, garantindo que as demandas sejam validadas junto às entidades, o que é essencial para otimizar recursos”.

O presidente Pedrozo reconheceu a importância do trabalho das equipes de campo e dos prestadores de serviço que atuam o ano todo na execução das ações, além de reforçar o quanto as parcerias com as entidades são importantes. “O resultado desse esforço conjunto é o crescimento contínuo do nosso público-alvo, que tem aproveitado as oportunidades oferecidas pelo Sistema Faesc/Senar e por todos os nossos parceiros”.

Os representantes das entidades destacaram a relevância do encontro para a troca de experiências e para o êxito das atividades, além de realçar que estão à disposição para parcerias.