Cerimônia acontece nesta sexta-feira, 20, partir das 19h no Teatro Adelaide Konder, no campus Itajaí.

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) comemora, nesta sexta-feira, 20, os 60 anos de implantação do Ensino Superior em Itajaí e os 35 anos do reconhecimento da instituição como universidade. A Sessão Solene acontece a partir das 19h no Teatro Adelaide Konder, no campus Itajaí.

A cerimônia será marcada por homenagens a pessoas e entidades públicas e privadas que fizeram parte da história da Univali, bem como pela outorga da comenda honorífica de maior valor acadêmico, o título de Doutora Honoris Causa, à reitora da Universidade de Alicante, na Espanha, professora Amparo Navarro Faure. A docente será a primeira mulher a receber a comenda na instituição.

“Será uma noite muito especial para a comunidade acadêmica e para todos os convidados que estarão conosco neste momento de confraternização. Estamos preparando uma linda cerimônia para homenagear e agradecer a todos que fazem parte dessa trajetória de desenvolvimento do ensino superior em Santa Catarina. Será uma noite histórica para celebrar os 60 anos da Univali formando gerações para o mercado de trabalho, para a cidadania e para uma sociedade melhor”, destaca o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

 Ao longo de 60 anos, a Univali já formou cerca de 200 mil pessoas e é reconhecida como uma das melhores universidades da América Latina, de acordo com os rankings internacionais Times High Education (THE), QS University, Webometrics, e UI GreenMetric University.

 Em 2023, a Univali também conquistou a nota máxima no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), processo que leva em consideração critérios como ensino, pesquisa, extensão, inovação, internacionalização, responsabilidade social, gestão, corpo docente, além do planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional, infraestrutura e políticas acadêmicas.

A Univali compreende um universo com cerca de 25 mil alunos e mais de dois mil colaboradores distribuídos em sete campi ao longo do litoral Centro-Norte catarinense. A Fundação Univali abrange, ainda, o Museu Oceanográfico Univali, o Sistema Educativo de Rádio e Univali TV e o Herbário Barbosa Rodrigues.

 A instituição oferece ensino desde a educação infantil até a pós-graduação lato e stricto sensu, com dois Colégios de Aplicação, 102 opções de cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância, 100 cursos de especialização, 12 mestrados e seis doutorados, além da oferta de dupla titulação por meio de 26 convênios com dez instituições estrangeiras em nível de graduação e pós-graduação. A universidade dispõe de mais de 300 salas de aula, 14 auditórios, sete bibliotecas físicas e quase 300 laboratórios.

 Comprometida com o avanço da pesquisa científica e das ações de extensão, a Univali conta com mais de 100 grupos de pesquisa e cerca de 50 projetos e programas de extensão universitária. Possui, ainda, 210 acordos de cooperação com instituições de ensino e entidades de outros países.

 “Há 60 anos, a Univali vem tendo um contínuo e determinante papel na democratização e no desenvolvimento do ensino superior, na transformação de pessoas e na realização de sonhos. Sinto-me privilegiado por estar vivendo este momento memorável de comemoração dos 60 anos na condição de reitor e faço votos de que a nossa universidade continue a moldar a vanguarda do conhecimento. Que possamos seguir acreditando em nossa nobre missão de mudar o mundo por meio da educação, pois este sempre foi e sempre será o nosso propósito”, complementa o reitor.

 Univali 60 anos

As comemorações dos 60 anos da Univali já iniciaram no dia 10 de setembro com o 20º Festival Cultural, evento que congrega exposições de artes visuais, apresentações de dança, poesia, teatro e música, além do 3º Festival Internacional de Música que tem na programação shows de Renato Teixeira, Carlos Magrão e João Bosco nos dias 18 e 19.

A programação completa do 20º Festival Cultural e do 3º Festival Internacional de Música está disponível em univali.br/festivalcultural.