logo RCN

Ultimas :

09/07/2024 14:01
Reunião de lideranças

Fiesc participa de encontro com o presidente da Argentina, Javier Milei

  • Javier Milei e Mário Cezar de Aguiar (Fotos: Eduardo Valente)

Em Balneário Camboriú, presidente Mario Cezar de Aguiar chamou atenção para necessidade de maior agilidade nas aduanas

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, participou de reunião no domingo (7) com o presidente da Argentina, Javier Milei, em Balneário Camboriú. O encontro contou com a presença de empresários catarinenses que têm negócios na Argentina (representantes da Tigre, Aurora e Farben), do governador Jorginho Mello e outras lideranças políticas.

Na oportunidade, Aguiar chamou atenção para a necessidade de maior agilidade nos serviços prestados pelas aduanas, tanto do lado argentino quanto brasileiro, para estimular os negócios entre os dois países. “Temos recebido reclamações de empresários brasileiros e transmitimos essa manifestação ao presidente Milei, que não tinha conhecimento do problema”, relatou.

No encontro, Milei apresentou aos empresários catarinenses as medidas que está tomando na Argentina, com destaque para os esforços para controlar a inflação e atingir o equilíbrio fiscal. ”São medidas disruptivas, mas o presidente disse que não vai privilegiar nenhum setor e que, apesar das especulações com o câmbio, tem certeza de que a economia está no rumo certo”.

Comércio: Segundo dados compilados pelo Observatório FIESC, em 2023, Santa Catarina exportou 815,2 milhões de dólares para o país argentino, o terceiro destino dos produtos catarinenses. Entre os principais produtos embarcados estão papel Kraft (não revestidos), fios de cobre e revestimento de ferro laminado plano. Este ano, SC já acumula quase 328 milhões de dólares em vendas para a Argentina. Já as importações somaram 1,579 bilhão de dólares em 2023 e este ano acumulam 720,8 milhões de dólares em produtos importados.

Encontro com Milei reuniu empresários catarinenses, o governador Jorginho Mello e outras lideranças políticas, como o ex-presidente Bolsonaro
  • Encontro com Milei reuniu empresários catarinenses, o governador Jorginho Mello e outras lideranças políticas, como o ex-presidente Bolsonaro (Fotos: Eduardo Valente)

  • Encontro com Milei reuniu empresários catarinenses, o governador Jorginho Mello e outras lideranças políticas, como o ex-presidente Bolsonaro (Eduardo Valente)

Deixe seu comentário

Mais lidas