-
Urna Eletrônica – Justiça Eleitoral ALESC Eleições 2026. (Fotos: Lucas Diniz)
Eleitores do estado devem se preparar para a sequência correta de votação e para o prazo do voto em trânsito
Neste ano, os eleitores escolherão representantes para diferentes cargos nos níveis federal e estadual: presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais — ou distritais, no caso do Distrito Federal.
Em Santa Catarina, a Justiça Eleitoral estima 5.725.753 eleitores aptos a votar nos 295 municípios do estado.
Na votação para os cargos estaduais e federais, o eleitor catarinense deverá seguir uma ordem específica na urna eletrônica. Ao todo, serão seis escolhas, na seguinte ordem:
Deputado federal – 4 dígitos
Deputado estadual – 5 dígitos
Primeiro senador – 3 dígitos
Segundo senador – 3 dígitos
Governador – 2 dígitos
Presidente da República – 2 dígitos
Por isso, uma opção prática é preparar antecipadamente a tradicional “colinha”, com os números dos candidatos escolhidos. O material pode ser impresso ou anotado para consulta na cabine de votação.
Em Santa Catarina, estarão em disputa 40 vagas na Assembleia Legislativa e 16 cadeiras na Câmara dos Deputados. Para o Senado, serão escolhidos dois representantes.
Atenção à ordem dos votos
Como a votação envolve seis cargos diferentes, conferir previamente a ordem pode ajudar o eleitor a evitar erros e agilizar o processo na cabine.
A Justiça Eleitoral também disponibiliza um simulador de votação, que permite conhecer o funcionamento da urna e praticar a sequência dos votos com candidatos fictícios.
O eleitor pode utilizar o simulador oficial do TSE para praticar a sequência de votação e se familiarizar com o funcionamento da urna eletrônica.
A ferramenta utiliza candidatos fictícios e não interfere na votação real.
Primeiro turno: 4 de outubro de 2026
Segundo turno: 25 de outubro de 2026, quando houver
Eleitores de SC: 5.725.753
Cargos escolhidos em SC: deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente
Tags
- colinha eleitoral
- eleições 2026
- eleitor
- Justiça Eleitoral
- Ordem
- Santa Catarina
- simulador eleitoral
- TSE
- Urna
- Urna Eletrônica
- Votação
- Voto em Trânsito