Em reunião com a Secretaria de Estado da Administração, a Diretoria de Governança Eletrônica e o Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC), o vice-governador Leonel Pavan
Em reunião com a Secretaria de Estado da Administração, a Diretoria de Governança Eletrônica e o Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC), o vice-governador Leonel Pavan, que preside o Conselho Estadual de Tecnologia de Informação e Comunicação - CTIC, determinou a criação de um projeto de inclusão digital para atender cidadãos de baixa renda.
O projeto, de acordo com a determinação do vice-governador, deverá aproveitar a estrutura que está sendo montada para implantação do governo eletrônico (E-gov), que vai funcionar em todas as unidades e secretarias da sede e descentralizadas do Governo do Estado.
"Este projeto, que acabamos de encomendar terá o nome de "Estrada Digital", como nós estamos caminhando para 100% de acessos rodoviários entre os municípios pavimentados, nosso desafio agora é pavimentar o acesso à internet aos cidadãos de baixa renda no Estado", explica Leonel Pavan.
Em trabalho coordenado pela Secretaria de Estado da Administração, o CTIC homologou uma proposta de concorrência que resultou em cinco editais, lançados ainda no ano passado, para os serviços de telecomunicações do Governo. As implantações destes serviços prevêem a contratação de empresas para fornecer um sistema de dados, voz e imagem, que envolvem telefonia fixa e internet para todas as unidades de governo.
O procedimento está em fase final de contratação e deverá permitir uma redução entre 40 e 50% do que o Estado vem gastando na área de telecomunicação e transmissão de dados.
De acordo com dados da última pesquisa "TIC Domicílios 2008", um levantamento sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação no Brasil, realizada em 2008 pelo CTIC-BR, através do Comitê Gestor de Internet no Brasil, detectou que 27% dos domicílios na área rural no Brasil, que não possuem acesso a internet, se deve a indisponibilidade de
rede. E ainda que, no sul do país, 28% dos entrevistados, disseram que ainda não usaram internet porque não tem onde usar. A pesquisa está disponível no site: www.cgi.br
Estavam presentes na reunião o secretário de Estado da Administração José Nei Ascari; presidente do Ciasc, Djalma de Amorin; o vice-presidente do Ciasc, Eduardo Reis e o secretário do Conselho Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC).
Deixe seu comentário