Vestibular 2010: UFSC leva ao Conselho Universitário proposta de novo calendário

A Universidade Federal de Santa Catarina leva a seu Conselho Universitário na próxima terça-feira, 13/10, proposta de nova data para aplicação do Vestibular 2010. A alteração será necessária em função da coincidência com o período de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), determinado pelo Ministério da Educação para os dias 5 e 6 de dezembro.

O encaminhamento da UFSC é manter o percentual de 20% da nota do Enem no cômputo do vestibular e transferir o concurso dos dias 6, 7 e 8 de dezembro para o período de 19 a 21 (sábado, domingo e segunda-feira) do mesmo mês. Está também sendo estudada a possibilidade de que o prazo máximo para inscrições, estipulado como o dia 14 de outubro, seja prorrogado. Essa informação será divulgada na próxima semana. O calendário acadêmico do próximo ano não será alterado.

“É um momento difícil, estamos lidando com a vida de muitas pessoas”, lamenta o reitor Alvaro Toubes Prata, em relação aos problemas que envolvem o Enade. Segundo ele, toda a logística e conteúdo do concurso será mantida. Porém já é possível prever que a nova agenda altere a divulgação do resultado do concurso, tradicionalmente realizada antes do Ano Novo. Com a necessidade de espera do resultado do Enem, a divulgação do listão da UFSC deverá acontecer no final de janeiro.

”Vamos adiar o concurso em respeito à sociedade e também porque acreditamos na proposta do MEC”, informa o reitor. Ele lembra que a adoção do Enem no resultado do vestibular faz parte das ações que a instituição vem desenvolvendo em busca de uma maior inserção social.

De acordo com o presidente da Coperve, professor Julio Szeremeta, cerca de 23 mil pessoas já se inscreveram no vestibular da UFSC e cerca de dois terços se manifestaram favoráveis ao uso da nota do Enem como 20% do resultado do concurso. Estudantes que já fizeram sua inscrição e não tenham disponibilidade de realizar o concurso no novo período poderão solicitar devolução da taxa de inscrição.

A UFSC e o Enem:
A UFSC vai adotar a nota da prova objetiva do Novo Exame Nacional do Ensino Médio (Novo Enem) como percentual de 20% no Vestibular 2010. Para compor sua nota do concurso com o Novo Enem o candidato deve fazer esta opção no formulário de inscrição. Mas, de acordo com a Coperve/UFSC, caso a composição com o conceito do Novo Enem prejudique o candidato, prevalece a nota do vestibular.

A Coperve alerta que a pontuação do Novo Enem que poderá ser adotada é somente a da prova objetiva. Com relação à redação, o estudante continuará sendo avaliado no vestibular pela própria UFSC. O Novo Enem será usado também na classificação para vagas remanescentes. Isso significa que se sobrarem vagas os candidatos serão avaliados somente a partir de sua colocação no Novo Exame Nacional do Ensino Médio.

Ações Afirmativas
O concurso Vestibular UFSC/2010 também levará em conta o Programa de Ações Afirmativas, que estabelece 20% das vagas de cada curso para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino. Além disso, 10% serão destinadas para candidatos autodeclarados negros, que tenham também cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino. Caso as vagas não sejam preenchidas dentro desse requisito, as vagas destinadas a candidatos autodeclarados negros poderão ser preenchidas por estudantes que tiveram outra trajetória acadêmica. Sete vagas serão destinadas para candidatos autodeclarados indígenas.

Novos cursos e 6.021 vagas

O Vestibular UFSC/2010 tem novo quadro de vagas. Com a aprovação de seis novos cursos, serão oferecidas 6.021 vagas em 82 graduações, nos campi de Florianópolis, Joinville, Curitibanos e Araranguá. No lançamento do Edital, no mês de agosto, eram 5.721 vagas, em 76 cursos. Em relação ao Vestibular UFSC/2009, os novos cursos que serão oferecidos pela UFSC são: Fonoaudiologia; Engenharia Eletrônica; Antropologia; Arquivologia; Geologia;
Licenciatura em Ciências Biológicas – Noturno e Museologia (em Florianópolis), além de Engenharia da Mobilidade (Joinville); Ciências Rurais (Curitibanos); Tecnologias da Informação e da Comunicação (Araranguá).

As novas datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão coincidir com os calendários de vestibular de pelo menos quatro instituições públicas de ensino superior: Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Mas segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, os reitores dessas instituições colocaram a data “à disposição” para que as provas do Enem fossem remarcadas.

“Elas podem decidir ou não mudar, mas elas foram contactadas e liberaram as datas para divulgarmos os novos dias do Enem. Essas instituição estão dispostas a fazer ajustes nos calendários delas em proveito de um projeto estratégico para o país”, disse Haddad.

A UnB já anunciou que adiará o Programa de Avaliação Seriada (PAS) para os dias 12 e 13 de dezembro para que não haja choque com o Enem. Em nota, a Uerj também afirma que apresentará nova data para a sua segunda fase, antes marcada para os dias 5 e 6 de dezembro, para que não haja prejuízo para os candidatos inscritos.

Haddad disse que o MEC está entrando em contato com os reitores de todas as instituições em que há possibilidade de choque de datas e está à disposição para dar “todo o apoio que elas necessitarem”. Mas deixou claro que a decisão ou não sobre o adiamento caberá a cada instituição.