Com novos cenários e vinhetas, a TVAL iniciou na manhã de ontem, 4, a transmissão de novos programas.

Com novos cenários e vinhetas, a TVAL iniciou na manhã  de ontem, 4, a transmissão de novos programas. A Televisão da Assembleia Legislativa completa 10 anos em 2009 e mantém o jornalismo como destaque, agora com a produção de três telejornais ao vivo durante a semana.

As primeiras informações do dia são apresentadas aos catarinenses às 7h50min no jornal “Primeira Hora”, com reprise às 8h50min. Às 12h45 é a vez do “Jornal da Tarde”, e às 18h30min vai ao ar o “Jornal da Assembleia”, ambos reprisados às 13h45min e 23h, respectivamente. A exceção da grade de programação se dá apenas nas sextas-feiras, no horário de 18h30min, quando vai ao ar o “Notícias da Semana”, revista eletrônica com o resumo do que aconteceu no Parlamento catarinense durante toda a semana. Esse noticiário é reprisado no sábado e domingo.

De acordo com a coordenadora da TVAL, Maria Helena Pereira, “com o objetivo de acompanhar a evolução do jornalismo, especificamente do telejornalismo, a nova programação traz uma linguagem moderna e diferenciada”. Ao destacar a responsabilidade e a satisfação de acompanhar as mudanças, a coordenadora ressaltou ainda o empenho dos profissionais envolvidos: corpo técnico, operacional e jornalistas.

Maria Helena reforçou que novos programas irão ao ar gradativamente, contendo reportagens diversificadas. Entre as novidades está o “Sala de Imprensa”, uma espécie de entrevista coletiva com os parlamentares e que contará com a participarão dos três veículos de comunicação social do Parlamento catarinense: TVAL, Rádio Alesc Digital e jornal AL Notícias. Outros programates - como o “Centro de Memória”, “Cerimonial em Foco” e “Fique Ligado” -, também serão inseridos no novo formato da TVAL. “Esses programas foram criados para valorizar o trabalho dos profissionais e dos diversos setores do Legislativo”, concluiu.

A jornalista Cláudia Alves apresentou hoje a primeira edição do jornal “Primeira Hora” e disse que os anos de experiência na área não a impediram de sentir certo nervosismo. “É um novo momento da TVAL e a expectativa é muito grande, mas me sinto muito satisfeita em ir ao ar levando um produto de equipe.”

A TVAL mantém as transmissões ao vivo das sessões ordinárias, sessões especiais e solenes, além das principais reuniões das comissões. Também fará a cobertura das audiências públicas e demais eventos promovidos pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. (Andreza de Souza/Divulgação Alesc)