Informação está no Relatório Anual 2012, que será apresentado nesta sexta-feira durante reunião de diretoria, com o balanço das ações das entidades da FIESC

O Sistema Federação das Indústrias de Santa Catariana - que, além da FIESC, reúne o SESI, o SENAI, o IEL e o CIESC - fechou o ano de 2012 com aumento de 8% no número de matrículas em educação básica, continuada, profissional, executiva e nos encaminhamentos para estágios, comparado com o número registrado em 2011. Em relação a 2010 a elevação foi de 21%. Em termos absolutos, foram quase 226 mil matrículas e estágios no último ano, contra 209,2 em 2011. Esses dados e outros detalhes sobre a atuação do Sistema FIESC constam no relatório anual da entidade, que começa a ser distribuído a partir desta sexta (25).A versão eletrônica pode ser visualizada neste link.

Na publicação são mostradas as ações do Sistema FIESC para melhorar o ambiente para negócios (como infraestrutura, legislação e internacionalização), manutenção e melhoria da saúde e qualidade de vida, projetos para impulsionar a inovação e aprimorar as tecnologias utilizadas por empresas do Estado, educação e incentivo à sustentabilidade socioambiental. Mostra ainda as realizações das entidades do Sistema FIESC para operar de forma mais eficiente e os resultados alcançados. (veja abaixo tabela com os números).

A ampliação do número de matrículas e estágios integra o Movimento A Indústria Pela Educação, outros assunto de destaque no relatório. Além da meta de registrar cerca de 800 mil matrículas (somando os valores anuais de 2012 a 2014), o movimento também incentiva empresas a dedicarem mais atenção à área. No último ano, 510 empresas já aderiram.

O Sistema FIESC também buscou ampliar a competitividade da indústria catarinense apontando os gargalos existentes na infraestrutura do Estado nas áreas de logística e abastecimento de gás. A interlocução com integrantes dos três poderes, em encontros para mostrar as ações do Sistema FIESC, movimentou a agenda de 2012.

O relatório divulga ainda que, em 2012, foram realizados mais de 241 mil horas de atendimentos serviços técnicos, tecnológicos e de inovação, responsabilidade corporativa e gestão para inovação. Além disso, SENAI, SESI e IEL captaram R$ 21,8 milhões para projetos de inovação tecnológica inovação em qualidade de vida. Para aumentar e aprimorar os serviços oferecidos, o Sistema FIESC também investiu R$ 43 milhões na ampliação e modernização de sua estrutura física, com 43 mil metros quadrados construídos ou reformados.