O Serviço Social da Indústria de Santa Catarina (SESI/SC) abre em Caçador, no dia 10 de julho, às 17h, sua oitava escola do Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência na Indústria.
O Serviço Social da Indústria de Santa Catarina (SESI/SC) abre em Caçador, no dia 10 de julho, às 17h, sua oitava escola do Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência na Indústria. O estabelecimento, que a princípio atenderá cerca de 60 alunos, visa elevar a escolaridade para contribuir na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Serão atendidas pessoas a partir de 15 anos, com deficiências físico-motoras, visual, auditiva e intelectual.
O SESI/SC coloca a disposição cursos de alfabetização, ensino fundamental e médio, braile e libras, ministrados na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, com metodologia e salas de aula adaptadas com recursos adequados a cada tipo de deficiência. As aulas serão ministradas duas vezes por semana, com duração de 3h20min, nos períodos matutino, vespertino e noturno.
O presidente do Sistema FIESC, Alcantaro Corrêa, destacou a importância de um projeto como este para a cidade de Caçador. "O principal objetivo é escolarizar de forma efetiva as pessoas com deficiência para que elas possam exercer sua cidadania de forma plena. Além disso, a qualificação ajudará na inserção no mercado de trabalho", diz Corrêa. O gerente da unidade do SESI de Caçador, Luiz Carlos Bondicz, fala ainda que "este será mais um canal de contato com as pessoas com deficiência para as indústrias da região que procuram cumprir a lei de cotas".
Unidades de educação como estas já são oferecidas nos municípios de São José, Joinville, Brusque, Blumenau, Videira e Jaraguá do Sul, além de Marau, no Rio Grande do Sul. Cerca de 600 alunos estão matriculados e mais de 46 indústrias do estado são parceiras no projeto.
Censo
Também começa em Caçador, a partir do mês de julho, o censo demográfico que traça o perfil socioprofiossional das pessoas com deficiência da região. Além da questão da escolaridade, o censo pesquisa questões relativas ao processo de inclusão, como tipo e origem da deficiência, interesse pelo mercado de trabalho, recebimento de benefícios, entre outros. O mapeamento faz parte do Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência na Indústria e já foi realizado nas cidades de Joinville, Blumenau, Brusque, Gaspar, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Capinzal e Ouro. Os próximos municípios a serem pesquisados são Jaraguá do Sul, Calmon, Lebon Régis, Rio das Antas, Santa Cecília, São Bento do Sul, Rio Negrinho e Rio do Sul.
Serviço
O quê: Inauguração de escola de inclusão da pessoa com deficiência, em Caçador
Onde: Rua Honorino Moro, 610, Bairro Alto Bonito
Quando: 10 de julho
Hora: 17h
As matrículas devem ser feitas na própria unidade do SESI de Caçador.
Mais informações pelo telefone (49) 3561-1200.
Deixe seu comentário