Unidade, que será inaugurada no dia 27 de março, é a segunda do Estado e promove a alfabetização e a escolarização de jovens e adultos

Canoinhas - A experiência já deu certo no Meio Oeste catarinense, em Caçador. Agora, chegou a vez de Canoinhas receber a segunda unidade do SESC Ler em Santa Catarina. O projeto visa a alfabetização e também a escolarização do 2º ao 5º ano (antigas 1ª a 4ª séries) do Ensino Fundamental, de jovens e adultos. O Centro Educacional do SESC Ler de Canoinhas será inaugurado na próxima quinta-feira, dia 27 de março, às 19h30min. Para Antônio Edmundo Pacheco, presidente da Fecomércio, o SESC Ler Canoinhas é um importante capítulo na história da educação catarinense. ?O projeto possibilita a prática do exercício da cidadania e, principalmente, da valorização do ser humano?. E completa: ?Sem educação, as possibilidades de emprego da população diminuem?. Conforme Pacheco, o investimento em Canoinhas se justifica pela expressiva quantidade de pessoas daquele município que não terminaram seus estudos no período regular e que necessitam de uma oportunidade. O diretor regional do SESC-SC, Roberto Anastácio Martins, destaca que a inauguração da unidade em Canoinhas é mais uma contribuição da instituição no desenvolvimento social do Estado. Para ele, ?a educação é a primeira etapa na construção de uma sociedade mais justa e igualitária?.O projeto foi implantado na cidade em março de 2007, quando iniciou com uma turma de 23 alunos. De lá pra cá, esse número cresceu: hoje, o SESC Ler Canoinhas conta com cerca de 70 alunos matriculados. Mas, segundo Martins, a nova estrutura tem capacidade de acolher até 270 alunos, divididos nos três turnos. Para que isso aconteça, o diretor regional destaca: ?Basta o aluno querer mudar a sua história de vida, ter força de vontade. O projeto é totalmente gratuito?, diz.  Além das aulas diárias, com duração de 3 horas, o projeto oferece material didático completo, refeição, biblioteca com 3.500 títulos e contato com ações nas áreas de cultura, lazer e saúde. A idade mínima para participação é de 15 anos. A equipe é formada por educadores capacitados, orientadora pedagógica e auxiliar administrativo e de serviços gerais. O SESC Ler Canoinhas tem, ainda, dois diferenciais: conta com um consultório odontológico para atendimento exclusivo dos alunos, e um ginásio de esportes ? que poderá ser utilizado pela comunidade, como incentivo à prática esportiva. Para Leoberto Weinert, prefeito de Canoinhas, o SESC Ler tem definitiva importância social, ?já que contribui para a inclusão, a aquisição do conhecimento e a valorização dos jovens e adultos de Canoinhas?. A prefeitura do município cedeu um terreno, localizado no bairro Campo da Água Verde, para a construção da Unidade.

Proposta - A proposta do SESC Ler vai além da alfabetização. Ela desenvolve um processo educativo que se perpetua através do estímulo da criatividade, do raciocínio e do  autodesenvolvimento dos alunos. ?O aprendizado da escrita e da leitura se dá a partir das próprias experiências dos participantes, que desenvolvem a consciência crítica sobre as relações com o meio ambiente físico, cultural, social e político?, diz Vanderleia Fraga Correa, coordenadora do projeto SESC Ler. Num período de 3 anos, o aluno participa das aulas, correspondentes ao 1º segmento do Ensino Fundamental. O progresso demonstrado pelo estudante é o que permite que ele migre de um ciclo para outro, concluindo esse segmento. ?Após essa etapa, encaminhamos os formandos do SESC Ler para escolas públicas ou para centros de educação de jovens e adultos que ofereçam o 2º segmento do Ensino Fundamental?, explica Vanderleia.

Barreira - Mesmo com todas as facilidades do projeto SESC Ler, o preconceito em retomar os estudos ainda é uma barreira que impede a entrada de mais pessoas no processo de alfabetização. ?Muitos dos adultos guardam a lembrança da escola tradicional, que obriga o estudante a ficar passivo durante a aula. No SESC Ler, isso não acontece. A metodologia de ensino é participativo e envolvente, e parte dos conhecimentos que os próprios estudantes já têm?, comenta a coordenadora. Para acabar com essa barreira, Vanderleia também lembra do compromisso que todo o cidadão tem com a sociedade. ?É fundamental que essas pessoas sejam incentivadas a buscar cursos de alfabetização?, finaliza.

Histórico - Desde 1999, quando surgiu no Norte do país (região amazônica), o programa tem a finalidade de implantar um processo educativo que integre jovens e adultos não alfabetizados, construindo conhecimento e desenvolvendo a consciência crítica de seus beneficiados. Hoje, o SESC Ler está presente em 18 Estados brasileiros, por meio de 61 Centros Educacionais. Em Santa Catarina, o SESC Ler surgiu como a primeira Unidade da região Sul, localizada em Caçador. Atualmente, o projeto conta com mais de 100 alunos.

 

SERVIÇO:

O que: Inauguração do SESC Ler Canoinhas

Quando: dia 27 de março (quinta-feira)

Onde: Avenida Expedicionário, s/nº, Campo da Água Verde, Canoinhas/SC
Informações: (47) 3622.7026