O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoverá em fevereiro 323 cursos gratuitos em Santa Catarina. A meta é beneficiar mais de 5.168 produtores rurais.
Mensalmente, o Senar/SC oferece treinamentos voltados à formação profissional rural (FPR) e promoção social (PS). As ações na linha de FPR envolvem atividades de apoio agrossilvipastoril, pecuária, agroindústria, agricultura, atividades relativas à prestação de serviços, silvicultura e aquicultura. Na linha de promoção social, as atividades possuem caráter educativo e preventivo como educação, artesanato, cultura, esporte e lazer, alimentação e nutrição, saúde e organização comunitária.
“Os treinamentos propõem novas alternativas de renda às famílias rurais. São maneiras de aperfeiçoar o conhecimento dos produtores sobre as atividades que já desenvolvem ou de oferecer novas possibilidades de produção agropecuária para ampliar os ganhos das propriedades e garantir melhor qualidade de vida para quem vive no campo”, realça o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi.
TREINAMENTOS
Entre as capacitações oferecidas no Norte do Estado estão a de produção caseira de biscoito em Mafra, bordado trançado com fitas em Caçador, produção de frangos e ovos caipiras em Jaraguá do Sul, beneficiamento e produção de pescado em Guaramirim e arte culinária em Major Vieira.
No Vale do Itajaí, haverá treinamento em cultivo de plantas medicinais em Benedito Novo, pintura em tecido em Aurora, primeiros socorros em Agrolândia, sobre conservas de frutas em Braço do Trombudo e sobre beneficiamento da fibra de bananeira em Major Gercino.
Na região Sul, ocorrem os cursos de licores e sucos em Balneário Gaivota, arte culinária em Braço do Norte, pintura em tecido em Grão Pará, cultivo de plantas medicinais em Palhoça, confecção de camisola e pijama em Imbituba, inclusão digital rural básica em Jacinto Machado, de reflorestamento em Jaguaruna, pintura em vidro em Urussanga e crochê em São Bonifácio.
No Planalto Serrano, estão previstas as capacitações de aumento na produtividade do mel em Anita Garibaldi, queijo e industrialização de soro em Bom Retiro, produção caseira de pães em Bocaina do Sul, confeitaria em Campo Belo do Sul, cortes e assados de carne suína em Otacílio Costa e reformas e pequenas costuras em São José do Cerrito.
A região do Meio-Oeste contará com os cursos de gestão ambiental em propriedades rurais em Água Doce, pintura em tecido em Salto Veloso, cortes, assados e empanados de frango em Fraiburgo, crochê em Vargem Bonita e artesanato em couro em Herval D’oeste.
No Oeste, entre os treinamentos estão os de arte culinária em Abelardo Luz, embutidos e defumados de carne suína em Guatambu, doma racional de equídeos em Ipira, objetos decorativos em palha de milho em Peritiba, tricô em Ipumirim e produção caseira de massas para congelamento em Quilombo.
Entre os cursos que serão desenvolvidos no Extremo- Oeste estão o de produção caseira de pães em Descanso, formas associativas no meio rural em Barra Bonita, bordado com fita em Anchieta, manejo de colmeia em Maravilha, conservas de hortaliças e temperos em Paraíso, queijos e industrialização de soro em São Carlos e fumados de carne de frango em Modelo.
Os demais treinamentos podem ser encontrados no site do Senar/SC, que traz as especificidades, carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3333-0322.
Educação
Deixe seu comentário