Para viabilizar a inclusão e a permanência das pessoas com deficiência na sociedade, a Fundação Aury Luiz Bodanese, a Cooperativa Central Aurora Alimentos e demais parceiros promovem nesta quarta e quinta-feira (27 e 28) o III Seminário sobre Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, a partir das 19h30, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. Participarão pessoas com deficiência, familiares e estudantes das instituições de ensino superior.
A iniciativa visa sensibilizar a sociedade para uma mudança de comportamento, reduzindo o preconceito e proporcionando o exercício da cidadania para todas as pessoas. Além disso, tem como intuito articular junto às APAEs, empresas, universidades e instituições de ensino, reflexões sobre as temáticas que envolvem as pessoas com deficiência com vistas à inclusão ao mercado de trabalho e também para aproximar a teoria da prática para acadêmicos das instituições parcerias.
A programação contempla palestras, apresentações artísticas e debates. Nesta quarta-feira (27) será realizada a palestra “Acessibilidade e educação inclusiva – provocativos para um mundo melhor”, ministrada por Mario Cesar Silveira. Na quinta-feira (28), a partir das 19h30, ocorre mesa redonda com a temática “Educação inclusiva e acessibilidade” e, na sequência, está prevista palestra “Um motivo para a ação”, com Edson Oliveira.
De acordo com a presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese, Isabel Cristina Trierveiler Machado, a empregabilidade de pessoas com deficiência é o desenvolvimento da competência profissional dos seus integrantes, pois oferece crescimento às pessoas de uma forma não assistencialista, benemérita ou paternalista, abrange ações de inclusão e permanência mais afetiva com perspectivas de desenvolvimento e ascensão profissional.
“As pessoas com deficiência precisam demonstrar seu potencial, buscar o crescimento e desenvolvimento profissional para conquistar a sua independência e autonomia pessoal. Contudo, apesar dos inúmeros esforços para contratação de pessoas com deficiência, ainda encontra-se dificuldades, por isso o seminário pretende sensibilizar a sociedade para uma inclusão pessoal, social e profissional”, argumenta Isabel.
Atualmente, existem diversos desafios para que ocorra a inclusão plena das pessoas com deficiência, como a adaptação da infraestrutura física e a vivência da cultura humanizada nas empresas. Isabel afirma que a inclusão já pode ser considerada uma vitória, porém ainda há barreiras que precisam ser derrubadas e uma delas é a qualificação profissional, que é essencial para a formação pessoal e profissional.
O evento é uma iniciativa da Fundação Aury Luiz Bodanese e da Cooperativa Central Aurora Alimentos, com a parceria do Ministério Público de Santa Catarina, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e das universidades UCEFF Faculdades, UFFS, Unochapecó e Unoesc.
Deixe seu comentário