para unidades escolares da rede pública estadual de 28 regionais. Os conjuntos musicais adquiridos são formados por oito instumentos

A Secretaria de Estado da Educação iniciou, nesta terça-feira (18), a distribuição de 230 Fanfarras para unidades escolares da rede pública estadual de 28 regionais. Na aquisição dos conjuntos musicais, formados por oito instrumentos, foram investidos R$ 320 mil. A ação faz parte do Projeto “Fanfarra na Escola”, desenvolvido pela Secretaria nas 1.323 escolas, e seguiu critérios das 36 Gerências Regionais de Educação. Por meio de um levantamento elas apontaram quais escolas ainda não possuíam fanfarras, também indispensáveis aos desfiles de 7 de setembro.

 

“A inserção musical na escola, por meio das fanfarras, oportuniza aos alunos de diversos bairros, faixa etária e classes sociais, que compartilhem da infraestrutura pedagógica e cultural da unidade escolar”, ressalta a diretora de Assistência ao Estudante da Secretaria, Rogéria Diegoli. De acordo com o gerente de Suprimentos de Materiais e Serviços, Zito Carlos Baltazar, além dessa distribuição, a Secretaria já repassou fanfarras para 43 escolas atingidas pelas enchentes de novembro de 2008.

 

Implantado nessa gestão, o Projeto “Fanfarra na Escola” tem como objetivo resgatar esse conjunto de instrumentos como patrimônio cultural e cívico, motivando os estudantes no ambiente escolar, promovendo a sensibilidade dos adolescentes por meio da música. “O projeto também permite desenvolver o senso crítico, o trabalho coletivo e a tomada de decisões conscientes por parte dos estudantes”, declara Rogéria.

 

Outra questão destacada pelo projeto é a prevenção contra a violência e a construção de uma cultura pela paz, utilizando-se a música. “Ela é fundamental para o desenvolvimento infantil e para os adolescentes, uma vez que ajuda os jovens a superarem seus conflitos, além de contribuir para o desenvolvimento criativo e a sociabilidade”, finaliza a gerente de Valorização ao Educando da Secretaria da Educação, Elizete Ouriques.