A Secretaria de Estado da Educação (SED) divulga nesta quinta-feira, 29, a relação oficial dos classificados e aprovados no concurso público de ingresso ao quadro do magistério público da rede estadual de ensino. Para ter acesso ao resultado oficial, basta acessar os sites www.sed.sc.gov.br ou www.acafe.org.br. De acordo com o edital, para todos os efeitos, o concurso tem validade de dois anos a contar da data de homologação do resultado final, publicado no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Secretaria.

As provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos do concurso, que contemplaram a educação básica, foram realizadas no dia 30 de setembro por mais de 37 mil candidatos. Desse total, dois mil foram classificados e serão chamados de acordo com a necessidade de cada unidade escolar. A primeira chamada ocorrerá nos dias 3 e 4 de dezembro, com início às 9h, nas sedes das 36 Gerências Regionais de Educação (Gereds), conforme quadro anexo do edital 21/2012, publicado na página da SED.

As vagas oferecidas são para as 1.112 unidades escolares estaduais pertencentes aos municípios de abrangência das Gereds, das Secretarias do Desenvolvimento Regional (SDR) de opção do candidato. Quando for escolher a vaga, o professor deverá apresentar a carteira de identidade e se não estiver presente no dia e horário determinado para sua disciplina ou não aceitar nenhuma das vagas oferecidas, perderá todos os direitos sobre a escolha e passará a integrar o cadastro de reserva, denominado Banco/RH.

A escolha de vagas será por Gered, para uma única unidade escolar, por disciplina, de acordo com a classificação do candidato, podendo ter carga horária de 10, 20, 30 ou 40 horas, exceto para a disciplina de Séries Iniciais (1º ao 5º ano do ensino fundamental), que serão oferecidas apenas 20 ou 40 horas semanais.

Segundo a diretora de Gestão de Pessoas da SED, Lúcia Steinheuser Gorges, “o provimento de vagas, que surgirem após do processo inicial da primeira chamada, será feito por meio de comunicação escrita e individual aos candidatos classificados, integrantes do Banco/RH, cujos procedimentos serão disciplinados pela SED”.

O concurso público de ingresso ao magistério foi dividido em duas fases de caráter eliminatório e/ou classificatório: a primeira etapa, prova objetiva (eliminatório/classificatório) e a segunda, prova de títulos (classificatório).