O Geração TEC entregou 1.579 certificações para jovens e adultos em cursos de linguagens de programação, suporte, gestão empresarial e formação de microempreendores individuais (MEIs) com foco no segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de Santa Catarina em 2013. “Além de atender a demanda do setor de tecnologia com profissionais capacitados, este programa oferece oportunidades aos catarinenses que serão protagonistas na nova economia catarinense", declara o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen.
O Geração TEC foi lançado em agosto de 2011, visando formar mais profissionais na área de tecnologia, impulsionando o desenvolvimento econômico. O projeto oferece cursos gratuitamente para jovens acima de 17 anos, com ensino médio completo ou que estejam cursando o último ano. Desde do lançamento, foram 3.475 certificações entregues.
O mapeamento do setor de TIC em várias regiões catarinenses contou com a participação de empresas e instituições de ensino, que ajudaram na formatação dos cursos, número de turmas, horário das aulas, carga horária e ementa. Foram oferecidos cursos de programação em Java, Power Builder, Delphi, C++, .NET, PHP, Progress, Teste de Software, Arte e Design Games, Help Desk/Suporte, Montagem Eletrônica e Elétrica, entre outros.
"O Governo do Estado e as instituições parceiras levaram, durante o ano, o Geração TEC a todas as regiões, gerando oportunidades e promovendo o segmento de tecnologia, que é o motor da nova economia catarinense", relata Bornhausen. Criado pela SDS e realizado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Instituto Internacional de Inovação (i3), o Geração TEC conta com a parceria da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e instituições de TIC das cidades onde as capacitações foram realizadas.
Educação TEC
Visando estimular o aprendizado da sustentabilidade em diferentes disciplinas para alunos da rede pública estadual, a SDS lançou o Educação TEC. O projeto-piloto foi realizado em Florianópolis, no Centro Educacional Lucia Mayvorne, com participação de 135 estudantes. “Pesquisamos e utilizamos modernas metodologias de ensino, como a adoção do design thinking na educação, para estimular nos alunos a importância da sustentabilidade”, descreveu Bornhausen.
A escola selecionada recebeu uma sala digital e uma sala de prototipação para a execução do projeto. "O formato do Educação TEC poderá ser replicado em outras escolas do Estado", completou a secretária adjunta da SDS, Lucia Dellagnelo. Segundo ela, o projeto-piloto foi criado de forma a estimular o pensamento inovador e criativo, dando foco à capacitação dos professores e a interação aluno e comunidade, sem a necessidade de investimentos muito elevados.
Deixe seu comentário