O Ministério da Educação anunciou nesta terça-feira, 8, a prorrogação do prazo das inscrições no programa Ciência sem Fronteiras, passando-o de 14 para 25 de janeiro, devido a problemas técnicos no sistema de cadastro.

Na nova data, terminarão 18 chamadas públicas com bolsas de estudo de graduação sanduíche em 15 países: Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Itália, Japão, Noruega, Portugal, Reino Unido e Suécia.

As áreas oferecidas são Ciências Exatas e da Terra, Engenharia, Computação e Tecnologia da Informação, Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde, e Indústria Criativa (produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação).

Análise da Udesc
Os acadêmicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) interessados em concorrer a uma bolsa devem enviar quatro documentos escaneados, em arquivo PDF e com confirmação de recebimento, para [email protected] até cinco dias após o fim do prazo de inscrição no site do programa.

“Os alunos devem procurar o código do curso na página do e-MEC para se certificarem de que estão informando o curso correto na hora do cadastro no portal do Ciência sem Fronteiras”, ressalta Fabrício Devenz, responsável técnico da coordenadoria do programa na Udesc.

O setor analisará as candidaturas e homologará, até 4 de fevereiro, aquelas que tiverem todos os documentos e preencherem os pré-requisitos, como matrícula regular e índice acadêmico acima da média do curso.

A homologação da inscrição significa apenas que o estudante atende as exigências da Udesc para participar do processo, pois a tramitação e a seleção serão feitas pelo Ciência sem Fronteiras, que já tem mais de 40 mil candidatos. Os resultados finais sairão na metade de abril.

Mais informações podem ser obtidas com a coordenadoria da universidade pelos telefones (48) 3321-8060 e 3321-8064.