-
Sessão Solene em comemoração dos 55 anos da FUCRI/UNESC (Fotos: Solon Soares / Agência AL)
Os 55 anos de história e de protagonismo da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), comemorados em 2023, foram lembrados em uma homenagem realizada pela Assembleia Legislativa na noite desta quarta-feira (21). Em sessão especial no Auditório Ruy Hülse, no campus da Universidade, em Criciúma, Sul do estado, a Alesc reverenciou a importância da instituição para o desenvolvimento regional, para a formação de profissionais e cidadãos e para a transformação de vidas.
Auditório lotado
O evento bastante prestigiado foi aberto ao público e contou com a presença de alunos, professores e funcionários da instituição, além de pessoas que fizeram parte dos 55 anos da universidade comunitária da região, e lideranças do cenário político e econômico.
Entre as autoridades, estavam o deputado proponente da solenidade, Rodrigo Minotto (PDT), os deputados Marquito (Psol) e Tiago Zilli (MDB), e o prefeito do município, Clésio Salvaro (PSD).
Protagonista no Sul catarinense
Para o deputado Rodrigo Minotto, “homenagear a Unesc é reconhecer o seu papel na transformação e no desenvolvimento da região Sul de Santa Catarina". Esta é a segunda vez que o parlamentar propõe o reconhecimento. "É motivo de orgulho e de satisfação ter indicado esse reconhecimento em 2018, quando a Unesc completou 50 anos, e agora em 2023”, destacou o parlamentar.
A reitora Luciane Bisognin Ceretta disse que a Unesc é um patrimônio do Sul catarinense e que está honrada em ser novamente agraciada pelo Parlamento. “Essa deferência denota o reconhecimento do Parlamento à Unesc, nossa Universidade essencialmente comunitária, que hoje está presente em 100% da região Sul de Santa Catarina, transformando vidas e formando cidadãos”, comemorou.
“Agradeço aos 40 parlamentares que aprovaram por unanimidade essa homenagem e registro minha gratidão especial ao proponente, deputado Rodrigo Minotto”. Luciane Ceretta informou que atualmente a Unesc tem mais de 15 mil estudantes, do ensino fundamental ao ensino universitário.
Em nome dos homenageados, discursou o senhor Edson Carlos Rodrigues, que foi reitor da Unesc entre os anos de 1993 e 2001. O ex-reitor discorreu sobre a história da universidade, que foi edificada a muitas mãos. “É uma honra essa deferência. A Unesc é o legado do Sul para os catarinenses”, afirmou. Ao todo, 27 personalidades foram homenageadas na solenidade.
Deixe seu comentário