em atuação conjunta com as autoridades sanitárias, enviou hoje às escolas particulares catarinenses as orientações que seguem no comunicado sobre Gripe A (H1N1)
Prezados Educadores, Pais e/ou Responsáveis
Segundo orientação da Vigilância Epidemiológica, o vírus da Influenza A (H1N1) tem livre circulação em qualquer ambiente. No âmbito das ESCOLAS, tendo em vista o retorno às aulas na maioria dos estabelecimentos de ensino - na próxima semana - dia 03/agosto, sugerimos que sejam observadas as seguintes medidas:
1. Como os sinais e sintomas da “nova gripe” são os mesmos da gripe sazonal (gripe “convencional”) e como o teste que identifica o vírus Influenza A (H1N1) não será realizado em todos os casos suspeitos, todo aluno que apresente febre (38º C ou mais), acompanhada de tosse ou dor de garganta, dentre outros sintomas, deve ficar afastado da escola por um período de, no mínimo, 7 (sete) dias. Caso ainda apresente sintomas após os 7 dias, deve permanecer afastado até que se completem 24 horas da cessação dos sintomas, conforme recomendação dos órgãos de saúde. Caso o médico identifique que a enfermidade do aluno seja outra, esta deverá ser informada à escola por meio de atestado.
2. Além dos sintomas descritos acima, também deverão ter atenção especial e os cuidados necessários, aqueles que viajaram, no recesso de julho, para áreas de risco; assim como aqueles que tiveram contato com pessoas que já apresentaram os referidos sintomas.
3. Alunos que apresentem os sintomas acima não devem ser encaminhados para a escola e devem ser avaliados por médico. Alunos que desenvolvam os sintomas durante o período de aulas devem ser mantidos isolados dos outros alunos, até a chegada dos pais, que devem levá-los para avaliação médica. Para que esses alunos tenham atendimento imediato, os pais devem ser acionados a buscá-los na escola.
4. Uma eventual suspensão de atividades escolares, em caso de suspeita de surto, deve ser determinada com o aval da Secretaria de Saúde e não, apenas, pela Escola.
Certos de que podemos contar com a vigilância e apoio dos Senhores Gestores, Educadores, Pais e Familiares, para a manutenção do bem estar e saúde de nossos alunos, a Diretoria do Sinepe/SC manifesta o seu agradecimento.
Lembramos por fim, que o mesmo cuidado que se deve ter com a gripe “convencional”, tais como: ambientes limpos, arejados e boa higienização das mãos, também devem ser adotados em relação à GRIPE A.
Florianópolis, 28 de julho de 2009.
A Diretoria
Deixe seu comentário