Evento reuniu, em dois dias de capacitação, 31 participantes entre professores e coordenadores das cooperativas que atuam com o Programa

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC) promoveu, na última semana, em Chapecó, os últimos encontros dos Grupos de Estudos Pedagógicos (GEP) de 2015. O evento reuniu, em dois dias de capacitação, 31 participantes entre professores e coordenadores das cooperativas que atuam com o Programa Cooperjovem no oeste catarinense.

O objetivo, segundo a coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patricia Gonçalves de Souza, foi preparar as escolas para a continuidade dos Pec´s em sala de aula a partir de 2016, ampliando a visão para aperfeiçoar e desenvolver as atividades, bem como apresentar a nova metodologia de avaliação participativa que o Sescoop/SC desenvolveu para levantar os resultados qualitativos e quantitativos do programa. "O novo método foi criado para coletar dados e avaliar as mudanças que estão sendo percebidas por todos os atores envolvidos no Cooperjovem. A avaliação será aplicada no início do ano que vem".

A formação, com carga horária de 12 horas/aula, foi conduzida pela instrutora Denise Nunes, que também ministrou o curso no período de 03 a 06 de novembro em Torres (RS), reunindo duas turmas com um total de 43 participantes da região sul e, nos dias 9 e 10 de novembro, em Balneário Camboriú, com a participação 25 educadores e coordenadores do Cooperjovem das cooperativas da região do Vale do Itajaí.

Sobre os resultados deste ano, Patricia destacou que foram muito positivos. "Foram capacitados 127 professores de 17 novas escolas que aderiram ao Cooperjovem em 2015 e de escolas já participantes do programa. Observamos que a implementação da nova metodologia que foi criada no ano de 2014 está cumprindo com seus objetivos, promovendo uma transformação nas escolas através da elaboração dos projetos educacionais cooperativos que estão sendo desenvolvidos".

Patricia ressaltou ainda que os relatos dos educadores das escolas e cooperativas parceiras do programa são os melhores possíveis. "O Cooperjovem está promovendo mudanças significativas nas escolas e estamos conseguindo avançar a cada ano que passa".

Cooperjovem

O Programa CooperJovem promove a cultura da cooperação por meio da criação de práticas educacionais cooperativas baseadas nos princípios e valores do cooperativismo. Em Santa Catarina, é coordenado pelo Sescoop/SC e implementado com a parceria de 26 cooperativas, com o apoio das Secretarias Municipais e Gerências Regionais de Educação de 52 municípios de todas as regiões do Estado. Atualmente, atende 78 escolas da rede de ensino público, envolvendo quase 500 professores e mais de 20 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental.