Secretário da Educação, Eduardo Deschamps, recebeu visita do embaixador Australiano Brett Anthony Hackett
O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, recebeu nesta quinta-feira, 20, a visita do embaixador Australiano Brett Anthony Hackett. O tema central do encontro foi a possibilidade de parcerias educacionais entre o Estado e a Austrália.
De acordo com o embaixador, o estado australiano que mais se parece com Santa Catarina é Victoria, por isso é o mais indicado para uma possível parceria. “O tamanho, a diversidade cultural, temos muitos italianos e alemães em Victoria, o foco na vitivinicultura são características dos dois Estados. Temos muita similaridade e os dois Países podem fazer muito mais. Buscamos parceiros na educação para trocar experiências na área de ciências e tecnologia, indústria, agricultura e vitivinicultura”, destaca.
O secretário citou a experiência de sucesso entre o Brasil e os Estados Unidos no Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos, o qual permite que anualmente 20 professores da rede pública de Santa Catarina tenham experiência internacional para aprimoramento do Inglês. “Podemos aumentar o número de professores com capacitação no exterior por meio de novas parcerias. Hackett ficou entusiasmado com a possibilidade de australianos virem para o Brasil aprender Português e o intercâmbio entre os dois Países é uma grande possibilidade”, explica Deschamps.
O secretário apresentou também o projeto da Escola de Educação Básica Manoel Cruz, em São Joaquim, que alia a educação profissional ao ensino médio, na área de vitivinicultura, que tem grande carência dos setores produtivos. “Podemos trocar muita experiência nesta área. O vinho australiano evoluiu muito nos últimos anos e modelos de sucesso como esse possibilitam aprendizado e crescimento”.
Também participaram da reunião o reitor da Unisul, Ailton Soares; o presidente da Fapesc, Sergio Gargioni; o chefe de gabinete da UFSC, Carlos Vieira; e secretário executivo da Acafe, Darcy Laske. Os representantes da área apresentaram o modelo educacional de Santa Catarina e ouviram o embaixador sobre o trabalho desenvolvido na Austrália. “Temos atuado com diversos países nas áreas de ciências e tecnologia, porém neste aspecto não temos relação com a Austrália. Este é um primeiro contato e vamos amadurecer com o tempo. O importante é que o primeiro passo foi dado”, enfatiza Gargioni.
Deixe seu comentário