O secretário de Educação de SC, Paulo Bauer, é o anfitrião do encontro que vai debater a formação de professores além de políticas educacionais, o novo Enem e Ensino Médio inovador

 

Formação de professores é o tema central da 3ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), marcada para os dias 1o e 2 de outubro, em Florianópolis. Durante a reunião, secretários de todos os Estados e do Distrito Federal estarão reunidos no Majestic Palace Hotel, na Avenida Beira Mar, para debater políticas educacionais, o novo Enem e Ensino Médio inovador. Outro destaque do evento será a eleição, às 14 horas do dia 2, da nova diretoria da entidade.

 A solenidade de abertura ocorrerá, às 9h, com a palavra do secretário Paulo Bauer, anfitrião do evento, seguido da presidente do Consed, Maria Auxiliadora Seabra Rezende, e da vice-presidente, Maria Nilene Badeca da Costa.

Às 10 horas, o secretário da Educação de Santa Catarina fará uma apresentação sobre formação de professores e formação continuada. “Vamos destacar, nesse momento de muita importância para a educação catarinense e para todo o País o fato de nunca ter se investido tanto na formação dos nossos docentes como agora”, adianta Bauer.

A Secretaria de Estado da Educação aderiu a um projeto inédito na educação brasileira, lançado pelo Ministério da Educação, em junho de 2009, voltado exclusivamente à formação de professores da Educação Básica. A meta nacional é formar, nos próximos cinco anos, 330 mil professores que atuam na rede pública e que e ainda não são graduados em sua área. Em Santa Catarina, o objetivo é formar 30 mil educadores. A diretora de Ensino Superior da Secretaria, Mariléia Gastaldi, ressalta tratar-se “de um grande programa que prevê para o Estado a formação, em todas as áreas do conhecimento, de professores que não têm curso de licenciatura ou que queiram fazer uma segunda”.

Estão inscritos aproximadamente 4.700 candidatos para o preenchimento de duas mil vagas, oferecidas em 2009. O início das licenciaturas está previsto para o final desse segundo semestre deste ano, já que o início dos cursos não está vinculado ao ano letivo civil. As aulas serão ministradas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e universidades filiadas ao sistema ACAFE.

Um dos pontos altos da palestra do secretário Paulo Bauer será o lançamento de projeto inovador e on-line denominado “Aula Virtual: Compartilhando Informações e Qualificando as Ações Educativas”, uma proposta de inclusão da Secretaria. A iniciativa vai permitir que alunos e professores acessem em qualquer computador conectado à internet aulas sobre todas as disciplinas do Ensino Médio. Com recursos de áudio e vídeo, o material funciona tanto como reforço ao aprendizado no ensino regular quanto como preparação para o Enem e o vestibular. De acordo com a gerente de Tecnologia Dayna Maria Bortoluzzi, “é mais uma possibilidade de integrar o aluno no contexto pedagógico virtual, aproximando-o de um processo autônomo, interativo e dinâmico”.

Na quinta-feira, cinco alunos do Instituto Estadual de Educação vão demonstrar, ao vivo, o funcionamento do sistema. “Esperamos que os alunos da rede pública de ensino possam estudar no Portal da Educação, por meio das aulas virtuais, nos diversos ambientes on-line, contribuindo, assim, para o enriquecimento de sua vida pessoal, profissional e nas suas relações com o mundo do trabalho”, comentou Bauer. Para entrar neste ambiente virtual, alunos e professores devem acessar o website http://www.sed.sc.gov.br/aulavirtual e usar sua matrícula como senha de entrada.

Eleição da nova diretoria – Os integrantes da presidência, vice-presidência e junta fiscal serão eleitos pelo Fórum de Secretários de Educação, dentre seus membros efetivos, em votação direta e nominal. O Fórum é o órgão máximo do Consed, com poderes deliberativos, normativos e sendo composto por todos os integrantes do Conselho, quites com suas obrigações sociais. O mandato da presidência e da junta fiscal é de dois anos, permitida uma recondução, ao mesmo cargo, por igual período.

Consed - Tem por finalidade promover a integração das Secretarias Estaduais de Educação, visando o desenvolvimento de uma educação pública de qualidade. Dentre suas atividades estão: participar na formulação, implementação e avaliação das políticas nacionais de educação; coordenar e articular ações de interesse comum das Secretarias; promover intercâmbio de informações e de experiências nacionais e internacionais; realizar seminários, conferências, cursos e outros eventos; desenvolver programas e projetos; e articular com instâncias do governo e da sociedade civil.