O 16º Floripa Teatro - Festival Isnard Azevedo vai reunir 32 grupos de sete estados brasileiros. São 138 apresentações em 13 espaços da cidade, para ampliar o acesso da população aos bens culturais
Começa hoje o 16º Floripa Teatro - Festival Isnard Azevedo, em Florianópolis. O festival é uma realização da Prefeitura de Florianópolis, por meio da FCFFC, com a Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e recebe o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte com o Funcultural - Fundo Estadual de Incentivo à Cultura.
Criado em 1993 para dinamizar a vida cultural da cidade, estimular a troca de experiências, e contribuir para a formação de platéia, o festival de teatro de Florianópolis está maior em 2009. A mostra vai reunir 32 grupos de sete estados brasileiros, que farão 138 apresentações em 13 espaços da cidade. Ao todo, 193 artistas vão participar do evento, contribuindo para fazer a maior grade de programação da história do festival, e para ampliar o acesso da população aos bens culturais.
Todos os espetáculos de rua apresentados durante esses 13 dias são gratuitos e abertos ao público. As peças infantis também têm entrada franca, com distribuição de ingressos a grupos de alunos de escolas públicas previamente agendadas. Além dos espetáculos nos teatros e lonas instaladas em algumas comunidades na Ilha e na região continental, haverá uma agenda paralela com apresentações ao ar livre, lançamento de revista, encontro de teatro de rua, palestra, entre outras atividades.
Paralelamente às apresentações teatrais, o 16º Floripa Teatro - Festival Isnard Azevedo vai oferecer 30 oficinas gratuitas, ministradas pelos próprios integrantes dos grupos selecionados, contemplando vários pontos de interesse na formação de atores, técnicos, produtores e diretores.
Agenda para escolas da Rede Pública de Ensino
As escolas públicas interessadas em agendar grupos para assistir aos espetáculos infantis - todos gratuitos - devem fazer a solicitação por meio de ofício, no setor de eventos da FCFFC. A distribuição dos ingressos está sendo desde a segunda-feira (10/08), no Forte Santa Bárbara, à Rua Antônio Luz, nº 260, atendendo à ordem de chegada dos pedidos das escolas e conforme a existência de vagas nos locais das
apresentações.
O festival de 2009 tem a maior grade de programação em relação a todas as edições anteriores. Além dos espetáculos nas lonas e teatros, o evento inclui ainda uma agenda paralela que contempla apresentações ao ar livre em praças da cidade, oficinas gratuitas ministradas pelos participantes, lançamento de revista, encontro de teatro de rua, palestra, entre outras atividades.
Os espetáculos serão realizados nos teatros Álvaro de Carvalho (TAC), Governador Pedro Ivo e União Beneficente Recreativa Operária (UBRO). Haverá apresentações também na Casa do Teatro Armação, Escola Gentil Mathias da Silva/Ingleses (Norte), Parque de Coqueiros (Lona Continente), Campeche (Lona Sul), Casa das Máquinas/Lagoa da Conceição (Leste), Largo da Alfândega (Lona Centro), Ribeirão da Ilha (Sul), Santo Antônio de Lisboa (Norte), Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa (centro) e no Hospital Infantil Joana de Gusmão (Agronômica).
Deixe seu comentário