Crescimento da população brasileira está chegando ao ápice, e por volta de 2030, os números começarão a decair

Evento acontece na Unisul, Campus Tubarão, nesta terça-feira (27), a partir das 19h30min, no Auditório do Bloco da Saúde. O convidado da noite será Milton Tomaz, mestre na temática de Revitalização das Cidades do Interior. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

Segundo estudiosos, o crescimento da população brasileira está chegando ao ápice, e por volta de 2030, os números começarão a decair. Segundo o professor do Curso de Geografia da Unisul, Agostinho Schneider, este fenômeno já é percebido em países desenvolvidos e na região Sul do Brasil. "Há o esvaziamento e empobrecimento de municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul com população menor de 50 mil habitantes. Essas cidades vão passar por sérios problemas", afirma o professor. Haverá então a necessidade de uma revitalização das cidades do interior.

Por conta da falta de oportunidades, muitas pessoas acabam migrando para os grandes centros. Estas cidades maiores não serão tão impactadas, ao contrário das menores cidades. "Em nosso território já se tem observado esse esvaziamento. Em Pedras Grandes, por exemplo, acontece esse deserto do interior. Propriedades foram abandonadas por famílias que buscavam por melhores oportunidades", reflete o professor Agostinho.