Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia

Um total de 44 alunos do ensino médio da rede pública estadual, selecionados em 17 Gerências Regionais de Educação, participarão a partir das 7h30min, na sexta-feira (28), na Escola de Educação Básica Lauro Muller, em Florianópolis, das atividades da etapa estadual do Programa "Jovens Embaixadores". A abertura da solenidade de apresentação dos finalistas inicia às 8 horas. Em seguida, os candidatos realizarão uma prova escrita sobre conhecimentos da Língua Inglesa e, posteriormente passarão por uma prova oral, também em Inglês.

 

Os jovens finalistas na fase estadual foram selecionados por instituições parceiras da Secretaria de Estado da Educação, com análise minuciosa de sua documentação, de acordo com os critérios estabelecidos pela Embaixada dos Estados Unidos. Os dez alunos que tiverem melhor desempenho nas provas serão visitados pela coordenadora do Programa em Santa Catarina, Maria Elisabete F. Corrêa, para comprovação de toda a documentação. Deste total, seis terão seus dossiês encaminhados à Embaixada que escolherá 35 jovens de todo o território nacional para participarem , em janeiro de 2010, de um intercâmbio cultural nos Estados Unidos.

 

O Programa Jovens Embaixadores, iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos EUA em parceria instituições públicas e privadas, é voltado para estudantes brasileiros de destaque, com consciência cidadã e que pertençam à camada sócio-econômica menos favorecida. Os participantes terão a oportunidade de conhecer a capital do país e de estadia em outro estado nos Estados Unidos, hospedado na casa de uma família americana, assistindo aulas em escolas de ensino médio americanas e fazendo apresentações sobre o Brasil para seus novos amigos nos Estados Unidos. Também terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos do idioma Inglês e, ao mesmo tempo, aprender mais sobre a cultura americana, por meio de atividades esportivas, culturais, de culinária e outras de lazer.

 

Em Santa Catarina, o programa é resultado das parcerias entre a Secretaria da Educação e Centro Cultural Brasil/Estados Unidos de Joinville (CCBEU), com a Embaixada dos Estados Unidos, contando com a colaboração de instituições, que atuam fazendo a pré-seleção dos candidatos. "O objetivo propiciar é aos jovens de escolas públicas, engajados em projetos sociais e com conhecimento do idioma Inglês, a oportunidade de viajar aos Estados Unidos por um período de 21 dias, participando de intercâmbio cultural", explica a gerente de Valorização ao Educando da Secretaria, Elizete Ouriques.

 

Criado no Brasil, em 2002 e, implantado em outros países da América Latina em 2006, o programa vem obtendo excelentes resultados. Tanto que a partir de 2009, os Estados Unidos assumiram a coordenação e parte do financiamento que passará a oferecer três semanas, ao invés de duas, de intercâmbio cultural a jovens entre 15 e 18 anos, que nunca tiveram a oportunidade de viajar para o Exterior. Os vencedores de todo o País embarcam para a América do Norte no dia 8 de janeiro de 2010.

 

Para participar dos "Jovens Embaixadores" o aluno deve: ter entre 15 e 18 anos (até a data da viagem); nunca ter viajado para o exterior; ter boa fluência oral e escrita em inglês; pertencer ao ensino médio na rede pública; pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar; ter iniciativa e boa desenvoltura oral;
possuir perfil de liderança; ser flexível e ter facilidade para adaptar-se a situações culturas diferentes; possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade; estar ativamente engajado em atividades de responsabilidade social de voluntariado por, pelo menos, um ano.

 

Voluntariado na Escola - Atualmente, a Secretaria da Educação desenvolve os seguintes projetos de voluntariado: "Ação Voluntária"; "Jovem Embaixador", em parceria com o Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU/Joinville); "Prêmio Exemplo Voluntário", cotando com a parceria do Instituto "Voluntários em Ação"; "Selo Escola Solidária". Segundo a
coordenadora a diretora de Assistência ao Estudante da Secretaria, Rogéria Diegoli, "uma das grandes finalidades é conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do significado do trabalho voluntariado para a formação da cidadania".

 

A diretora informa que a Secretaria de Estado da Educação, em parceria com as Gerências Regionais de Educação, está realizando uma pesquisa nas 1.323 escolas da rede pública estadual para identificar qual a definição de voluntariado educativo assumido pela unidade escolar. "A partir desta informação desenvolveremos ações específicas para que os projetos de voluntariado sejam educativos ao máximo e o menos possível assistencialista", declara Rogéria.