Florianópolis, 18/09/2009 18:45:02

Seis jovens entre 15 e 18 anos, estudantes da rede pública estadual, passaram por uma verdadeira maratona e foram escolhidos para concorrer à etapa final do Programa "Jovens Embaixadores". Direcionado a alunos do ensino médio de todo o País, o programa proporciona intercâmbio cultural de 21 dias nos Estados Unidos, em janeiro de 2010. Um total de 44 jovens foi classificado, em âmbito estadual, fez provas escrita e oral, toda no idioma Inglês, em agosto, na Capital. Os dez alunos que obtiveram os melhores resultados no exame, que inclui um projeto social na área de voluntariado, foram visitados pela coordenação do programa que selecionou os finalistas. Os dossiês desses candidatos foram encaminhados para a Embaixada Americana, responsável pela escolha dos 35 brasileiros que viajarão para os Estados Unidos.

 

Estão na reta final do concurso: Alykan Burdzaki, da EEB Professor Henrique da Silva Fontes, do município de Rio do Sul (sede da Gered); Bruno Batista Bortoluzzi, da EEB João Roberto Moreira, do município de São Domingos (Xanxerê); Camila Hupner, da EEB Holando Marcelino Gonçalvez, de Jaraguá do Sul (sede da Gered); Carolina Thiel, da EEB Raulino Horn, de Indaial (Timbó); Thiago de Mello, da EEB Professor Germano Wagenfuhr, de Porto União (Canoinhas); Thiago Schoroeder da Silva, da EEB Professor Rodolfo Meyer, de Joinville (sede da Gered).

 

Além de jovens, todos têm algo em comum: estudam em escolas da rede pública estadual, pertencem a famílias de baixa renda, estão engajados em projetos sociais, têm conhecimento da Língua Inglesa e possuem espírito de liderança. Por meio de pesquisa de campo, realizada pela comissão organizadora do evento em Santa Catarina, das provas e dos projetos por eles desenvolvidos ficou comprovado o quanto são estudiosos, esforçados e determinados.

 

As provas foram compostas de questões discursivas e alternativas, elaboradas em Inglês, aplicadas por duas técnicas do Centro Cultural Brasil/Estados Unidos e pela coordenadora do Programa na Secretaria de Estado da Educação, Maria Elisabete F. Corrêa. O exame escrito abordou questões de gramática, temas sobre o trabalho voluntário, cultura e família. Carolina Thiel, estudante do 2o ano e que ficou entre os seis finalistas, enfatizou, na época, a importância do Programa "Jovens Embaixadores", que conta com a parceria da Secretaria. "O Governo está dando essa oportunidade para que jovens economicamente carentes possam conhecer outro país, afinal o seu papel também é o de investir no conhecimento".

 

Para o secretário em exercício, Silvestre Heerdt, "o jovem da escola pública está cada vez mais preparado para o mercado de trabalho. Não basta ter apenas o diploma, o nosso aluno precisa ter o perfil que esse mercado exige: liderança e ampliação de seus conhecimentos". A coordenadora etécnica da Diretoria de Assistência ao destacou o alto nível dos
candidatos. "Percebemos que o entendimento sobre o objetivo real do serviço voluntário, uma das exigências dos promotores do evento, está sendo visto com clareza por esses jovens", ressaltou.

 

O Programa Jovens Embaixadores, iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos EUA, em parceria com instituições públicas e privadas, é voltado para estudantes brasileiros de destaque, com consciência cidadã e que pertençam à camada sócio-econômica menos favorecida. Com a co-participação de empresas americanas, pela primeira vez passa a contar com uma brasileira, o Bradesco.

 

Em Santa Catarina, o programa é resultado das parcerias entre a Secretaria da Educação e Centro Cultural Brasil/Estados Unidos de Joinville (CCBEU), com a Embaixada dos Estados Unidos, contando com a colaboração de instituições, que atuam fazendo a pré-seleção dos candidatos. Criado no Brasil, em 2002 e, implantado em outros países da América Latina em 2006, o programa vem obtendo excelentes resultados. Tanto que a partir de 2009, os Estados Unidos assumiram a coordenação e parte do financiamento que
passará a oferecer três semanas, ao invés de duas, de intercâmbio cultura.