Estudante de Indaial é a Jovem Embaixadora de 2010
Carolina Thiel, aluna da Escola de Educação Básica Raulino Hourn, do município de Indaial, pertencente a Gerência Regional de Timbó, venceu a etapa final do Programa "Jovens Embaixadores e representará Santa Catarina em intercâmbio cultural nos Estados Unidos. Estudante do segundo ano do ensino médio passou pela etapa estadual, com mais 43 jovens selecionados, com idades entre 15 e 18 anos, foi aprovada nas provas escrita e oral, realizada no final de agosto, em Florianópolis, além de ter seu projeto voltado ao voluntariado aprovado pela comissão do concurso.
Na época das provas, Carolina falou sobre a importância do Programa, que oportuniza alunos de escolas públicas de todo o País a passarem 21 dias nos EUA. "O Governo está dando essa oportunidade para que jovens economicamente carentes possam conhecer a cultura de outro país. Afinal, o seu papel também é o de investir em conhecimento", declarou.
A divulgação da lista dos 35 selecionados foi divulgada na última sexta-feira, (16) pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Para conhecer os demais classificados basta acessar o site www.jovensembaixadores.org.br. Esta é a oitava edição do edição do programa que levará os estudantes aos EUA, de 8 a 30 de janeiro de 2010. A Encarregada de Negócios da Embaixada, Lisa Kubiske ressaltou, durante o anúncio na sede do Bradesco, que "a experiência em ser um Jovem Embaixador dá a eles a oportunidade de expandir seus horizontes, ao mesmo tempo nos ajuda a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre Brasil e Estados Unidos".
Mais de 4 mil alunos do ensino médio de todo o território nacional participaram do processo de seleção que envolveu 54 instituições parceiras da Embaixada Americana espalhadas pelo País. Um total de 139 estudantes chegou à etapa final e disputaram as 35 vagas disponíveis. Desde que começou a participar do concurso, em 2005, Santa Catarina sempre teve representantes na etapa final do Programa "Jovens Embaixadores". Criado em 2003, é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos EUA, voltada a jovens que tenham um perfil de liderança, consciência cidadã e que pertençam às camadas sócio-econômicas menos favorecidas.
O diretor geral de Secretaria de Estado da Educação, Silvestre Heerdt, destacou que o jovem da escola pública está cada vez mais preparado para o mercado de trabalho. "Não basta ter apenas o diploma, o nosso aluno precisa ter o perfil que o mercado de trabalho exige: liderança e ampliação de seus conhecimentos", declarou o diretor. A coordenadora do programa em Santa Catarina, Maria Elisabete F. Corrêa, informou que todos os candidatos eram muito bons e foi selecionar apenas um. "Percebemos que o entendimento sobre o objetivo real do serviço voluntário, uma das exigências dos promotores do evento, está sendo visto com clareza por esses jovens", ressaltou.
Em Santa Catarina, o programa é resultado das parcerias entre a Secretaria da Educação e Centro Cultural Brasil/Estados Unidos de Joinville (CCBEU), com a Embaixada dos Estados Unidos, contando com a colaboração de instituições, que atuam fazendo a pré-seleção dos candidatos. Entre os parceiros está o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (Consed). Implantado em outros países da América Latina em 2006, o programa vem obtendo excelentes resultados. Além do patrocínio de empresas
americanas, o "Jovens Embaixadores" passou a contar, também, com o apoio do Banco Bradesco.
Programação - Os Jovens Embaixadores vão passar uma semana na capital americana, Washington D.C., onde participarão de reuniões com autoridades, visitarão pontos históricos, museus entre outras organizações. Nas duas semanas seguintes, os alunos irão para um estado norte-americano para conviver com uma família que os hospedará. Também freqüentarão aulas em uma escola de ensino médio e conhecerão o dia-a-dia do estudante americano. Os estudantes ainda terão oportunidade de falar sobre o Brasil para seus novos amigos.
Deixe seu comentário